40 instituições sociais recebem 1,4 milhões de euros para projetos de inclusão de crianças e jovens

23-09-2025
  • BPI e Fundação ”la Caixa” atribuem 1,4 milhões de euros a 40 projetos de instituições sociais, que vão apoiar cerca de 33 mil crianças e jovens. O objetivo é quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e empoderamento, e potenciar a família como eixo de ação socioeducativa.
  • Entre os premiados encontram-se projetos de inclusão de crianças e jovens migrantes, ações de combate à discriminação, iniciativas de apoio a novas mães, cursos de parentalidade positiva, apoio terapêutico e programas de desporto inclusivo, entre outras respostas sociais.
  • Desde o lançamento do Prémio Infância, em 2019, foram apoiados 234 projetos no valor de 7,8 milhões de euros, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.

O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” vão apoiar 40 projetos de instituições sociais, dirigidos a crianças e adolescentes, com um valor global de 1,4 milhões de euros. Os projetos vencedores do Prémio Infância 2025 foram hoje conhecidos e visam quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência e potenciar a família como eixo de ação socioeducativa.

Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2025, que decorreu hoje no BPI All In One Lisboa, foi salientada a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações.

Em 2023, existiam mais de 346 mil menores pobres em Portugal, de acordo com o relatório “Portugal Balanço Social 2024”, realizado pela Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, com o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

Para ajudar a mitigar esta situação, os projetos vencedores do Prémio Infância vão receber, em média, 35.000 euros para apoiar, no total, cerca de 33.000 crianças e adolescentes em situação vulnerável.

Entre os premiados encontram-se projetos de inclusão de crianças e jovens migrantes, ações de combate à discriminação, iniciativas de apoio a novas mães, cursos de parentalidade positiva, atividades terapêuticas com animais e programas de desporto inclusivo, entre outras respostas sociais.

Desde o lançamento em 2019 e até 2025, no total das sete edições, foram apoiados 234 projetos no valor de 7,8 milhões de euros, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.
 

Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância 2025


Saiba mais sobre os 40 projetos sociais distinguidos em Prémio Infância | Banco BPI:

R. A. Açores: Associação Crescer em Confiança; Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico; Olhar Poente - Associação Desenvolvimento; Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória; Sport Club Angrense
 

Braga: Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela de Basto; Liga de Profilaxia e de Ajuda Comunitária
 

Castelo Branco: Casa Menino Jesus; Liga de Amigos do Hospital Amato Lusitano


Coimbra: Associação de Defesa e Apoio da Vida, ADAV-Coimbra


Évora: Vocábulos e Narrativas - Associação


Faro: APPDA - Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)


Leiria: Escola das Emoções; Ludotempo APB


Lisboa: Associação Cultural Moinho da Juventude; Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP); Associação Discurso Paralelo; Associação Nuvem Vitória; Associação Prevenir; Caminhos Seguidos - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Humano; CAPITI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil; DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; Fundação Bento Menni; Sol sem Fronteiras - Associação de Solidariedade Jovem sem Fronteiras
 

Porto: ÂNIMAS - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social; Associação de Escolas 2 O; Centro Bem Estar Social Nossa Senhora do Socorro; ENCONTRAR SE - Associação Para a Promoção da Saúde Mental; Onda Verde - Associação Juvenil de Ambiente e Aventura; Tendência Prioritária - Associação
 

R.A. Madeira: Associação Musical e Cultural das Ilhas
 

Santarém: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima


Setúbal: A7M Associação Festival Música de Setúbal; Associação HIPARTHOP; Associação Native Scientist; Mala Voadora; Pressley Ridge - Associação de Solidariedade Social


Viana do Castelo: Gabinete Social de Atendimento à Família


Vila Real: Associação ANtídoto - Centro de Recuperação de Tratamentos Adictivos e Dependências


Viseu: Associação BMR - Banda Musical Rerizense
 


Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2025 - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação total de €5 milhões para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A seleção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases: (1) avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas (2) exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação; (3) seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.

Desde 2010, no total das 46 edições concluídas, foram atribuídos mais de 38,7 M€ a 1.208 projetos que promovem a inclusão social para apoiar mais de 264 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada projeto apoiado recebeu, em média, cerca de 32 mil euros.

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.