4ª edição do Programa Promove

Partilhe    
Fundação ”la Caixa” e a FCT renovam acordo de colaboração para o Programa Promove, destinado a apoiar iniciativas inovadoras e de investigação para o interior de Portugal.
24-11-2021
  • A Fundação ”la Caixa” e a FCT renovam o acordo de colaboração para o lançamento da 4ª edição do Programa Promove da Fundação ”la Caixa”, destinado a apoiar iniciativas inovadoras e de investigação em domínios estratégicos nas regiões do interior, agora com alcance territorial ampliado.
  • Ao abrigo dos Acordos celebrados entre a Fundação ”la Caixa” e a FCT, em 2021 foram financiados 29 projetos liderados por instituições ou investigadores nacionais selecionados por concurso nas áreas da investigação biomédica, investigação em ciências sociais e desenvolvimento no Interior do país, num montante total de perto de 11 milhões de euros.
  • Esta colaboração assenta no princípio de financiamento conjunto, (“matching funds”), através do qual a FCT iguala a contribuição da Fundação ”la Caixa” para projetos em Portugal.

A Fundação ”la Caixa” e a FCT renovaram o seu acordo de colaboração para o lançamento da 4ª edição do Programa Promove da Fundação ”la Caixa”, comprometendo-se a FCT a igualar, tal como na edição anterior, o valor dos recursos que a Fundação ”la Caixa” venha a alocar a este programa, dedicado a estimular iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal, nos vetores de gestão de recursos naturais, criação de novos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes.

A nova edição Promove 2022 mantém as linhas de apoio a projetos piloto inovadores, ideias inovadoras e projetos de investigação mobilizadores enquadrados em quatro domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior: água termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

Nesta edição, foi ampliado o alcance territorial do concurso, para o qual são agora elegíveis projetos e ideias em todos os municípios das NUTs III Douro e Alentejo Central, antes só parcialmente incluídas, bem como, no Algarve, nos 2 municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, e freguesias de baixa densidade populacional nos municípios de Silves, Loulé e Tavira.

O Programa Promove foi criado em 2018 pela Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, e no decurso de 3 edições apoiou já um total de 26 projetos e 13 ideias inovadoras, no valor total de perto de 4 milhões de euros, 1,2 milhões dos quais assegurados pela FCT ao abrigo do acordo de “matching funds” celebrado para a edição 2020-2021, e agora renovado para este nova edição.

Em 2021, a Fundação “la Caixa” e a FCT apoiaram ainda conjuntamente um total de 16 projetos selecionados liderados por instituições ou investigadores portugueses no âmbito do Programa CaixaResearch e do concurso de Investigação Social da Fundação “la Caixa”, ao abrigo das iniciativas ibéricas de Investigação e Inovação Biomédica (i4b) e de Investigação e Inovação Social (i4s), com um valor total de mais de 8 milhões de euros.

Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde | Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b

Este concurso da Fundação ”la Caixa” tem por objetivo identificar e apoiar as iniciativas mais prometedoras, de maior valor científico e impacto social, tanto na investigação de base, como na investigação clínica e translacional, desenvolvidas em centros de investigação ou universidades de Espanha e Portugal de excelência, em cinco áreas temáticas: neurociências, oncologia, doenças cardiovasculares e doenças metabólicas associadas, doenças infeciosas e tecnologias facilitadoras nestas quatro áreas temáticas anteriores.

O concurso, cuja 5.ª edição se encontra aberta para apresentação de candidaturas até ao próximo dia 25 de novembro, conta em Portugal com a colaboração da FCT, através da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica - i4b, no âmbito da qual já foram atribuídos, em conjunto, mais de 19 milhões de euros a 34 projetos de centros de investigação portugueses.

Concurso de Investigação Social | Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s
O concurso de Investigação Social da Fundação ”la Caixa” visa apoiar o desenvolvimento de investigações na área social que permitam compreender os desafios sociais mais prementes. O concurso destina-se a investigadores no ativo em Espanha e Portugal que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar produção científica recente.

O concurso conta já com 2 edições, tendo a Fundação “la Caixa” e a FCT já dedicado, em conjunto, no âmbito da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, perto de 590 mil euros a 6 projetos de centros de investigação e investigadores portugueses.

Para saber mais:
A. Lista e súmula dos projetos selecionados no âmbito da edição 2020-2021 do Promove
B. Lista e súmula dos projetos apoiados em 2021 no concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde | Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b
C. Lista e súmula dos projetos apoiados em 2021 no concurso de investigação social | Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s