Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01124785

Espetáculo Acaba a Sopa! em Portimão

Três concertos nos dias 14 e 15 de fevereiro, no âmbito da iniciativa Concertos Escolares.

Espetáculo Acaba a Sopa! em Portimão | Banco BPI

Espetáculo Acaba a Sopa! em Portimão | Banco BPI

Três concertos nos dias 14 e 15 de fevereiro, no âmbito da iniciativa Concertos Escolares.

  • A Fundação "la Caixa" e o BPI apresentam, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, um ciclo de três representações dirigidas a alunos e ao público em geral do espetáculo Acaba a Sopa!, uma proposta que quer dar a conhecer o processo de criação musical através da combinação de ritmos e melodias.
  • Os concertos escolares que a Fundação "la Caixa" e o BPI organizam têm como objetivo introduzir o público infantojuvenil no mundo da música desde uma perspetiva didática. 
  • Através da história da Muriel, quatro músicos e uma bailarina convertem os sonhos da pequena num autêntico recital de temas que já formam parte da história da música contemporânea, desde Dmitri Shostakovich e Philip Glass a Beatles e Simon & Garfunkel.
  • O Teatro Municipal de Portimão acolhe os concertos nos dias 14 e 15 de fevereiro, com duas edições para as escolas no dia 14, às 10h00 e às 14h00, e uma edição às 16h30 no dia 15, destinada ao público em geral.
  • Estão previstos que cerca de 700 alunos e familiares assistam às representações programadas.


Os concertos escolares organizados pela Fundação "la Caixa" e pelo BPI têm como objetivo aproximar o público infantojuvenil do mundo da música, mediante produções especialmente desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão. Um âmbito de atuação promovido pela Fundação "la Caixa" desde há anos, através de diversas iniciativas pedagógicas por toda a Espanha e, agora, por Portugal também.

Em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, a Fundação "la Caixa" e o BPI apresentam no Teatro Municipal de Portimão o espetáculo Acaba a Sopa!, uma proposta destinada a alunos do ensino infantil e primário. Os espetáculos do dia 14, para os quais se esperam mais de 460 alunos, oferece a oportunidade dos mais pequenos se aproximarem pela primeira vez da música clássica e popular. A sessão do dia 15 destina-se ao público em geral.

Com guião e direção artística de Anna Llopart e direção musical de Josep Maria Guix, o espetáculo apresenta Muriel, uma menina que tem dificuldade em terminar a sopa. Enquanto Muriel vai comendo, e através da sua imaginação, o público poderá assistir a peças de épocas e estilos muito diferentes que vão desde uma melodia medieval de Guillaume de Mauchaut até à música minimalista de Steve Reich e Philip Glassa, passando por compositores do século passado, como Shostakóvich e Eisler, ou a música dos Beatles.

Todos estes compositores partem dos mesmos ingredientes, as sete notas musicais, mas cada um elabora as melodias e os ritmos à sua maneira, criando a sua própria receita para "cozinhar as suas músicas". Assim, o concerto combina essas propostas musicais remotas no tempo e no estilo que ajudarão o público a ver como os compositores encontraram uma maneira de criar uma melodia, fazer um acompanhamento ou encontrar novas cores instrumentais.

Como complemento didático, a Fundação "la Caixa" preparou um dossier que facilita a compreensão dos alunos da música interpretada. Este material de suporte propõe o uso de ferramentas online que a Internet coloca à disposição para criar e experimentar músicas e ideias em sala de aula.

460x240_acabaasopa460x240_Acabaasopa2

Um compromisso com a educação

Ficha técnica do espectáculo Acaba a Sopa!

Guião e direção artística: Anna Llopart
Direção musical: Josep Maria Guix

Clarinete: Oriol Codina / Gener Salicrú
Violino: Aina Roigé/ Tania Mesa
Violoncelo: Olga Domínguez / Núria Galvañ
Piano: Maria Molet / Claudia Gómez

Coreografia: África Navarro
Arranjos musicais: Gregori Ferrer
Cenografia: Ricard Prat
Ajudante de cenografia: Pau Tebar
Vestuário e caracterização: Marta Rafa
Iluminação: Keith Yetton
Video: Dslnc Motion & Interactivity
Som: Damien Bazin
Voz off: Marta Rafa
Construção da cenografia : Artilugi, SL
 
PROGRAMA
Hanns Eisler -  "Momento musical para clarinete solo"   
Guillaume de Machaut* - "Je vivroie liement"                
Steve Reich - "Clapping Music"                                      
Simon & Garfunkel* - "Wednesday Morning, 3 A.M."         
Dimitri Shostakóvich - "Fuga núm. 5 en Re Major, Op. 87"              
Philip Glass* -  "String Quartet núm. 2, «Company»"(2n mov.)
Josep Maria Guix - "Haikus per a violoncel  i piano" 1 i 2   
John Lennon e Paul McCartney* - "Eleanor Rigby"                    

*Arranjos a cargo de Gregori Ferrer

Acaba a Sopa!
Teatro Municipal de Portimão
Portimão
 
Concertos escolares:
14 de fevereiro de 2020, às 10h00 e às 14h00
 
Público em geral:
15 de fevereiro de 2020, às 16h30
 
Organização:
Fundação "la Caixa" em conjunto com o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão