
O BPI tem vindo a sinalizar, prudentemente, várias chamadas telefónicas realizadas por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do Banco BPI ou técnicos da Microsoft. Têm como objetivo obter o máximo de dados possíveis sobre os nossos Clientes para que, posteriormente, os consigam utilizar de forma fraudulenta, ou o roubar dinheiro da conta das vítimas através de transferências que, alegadamente, servirão para pagar serviços ou produtos informáticos.
No decorrer destas chamadas, os indivíduos tentam capitalizar com a desatenção dos utilizadores. Pedem, recorrentemente, a instalação de softwares nas suas máquinas – de forma a conseguirem roubar dados via informática – ou solicitam o fornecimento de dados pessoais ou de acesso aos vários canais do Banco.
Por vezes, os Clientes são também confrontados com operações que não realizaram e são-lhes enviados códigos SMS para anular estes mesmos movimentos suspeitos. Deste modo, os indivíduos em causa conseguem ter acesso às contas e proceder à extorsão de dados.
Se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer informações. Deve, sim, desligar de imediato a chamada e contactar a linha 800 200 102 (ou o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal).
Aconselhamos, também, a não efetuar consultas de dados bancários e/ou pessoais, nem pagamentos, através de redes WI-FI públicas ou desconhecidas. Para além disto, recomendamos que analise, periodicamente, os seus movimentos de conta, garantindo, dessa forma, que não foi vítima de qualquer tipo de fraude.