- Nova campanha AGE usa o humor e a empatia para aliviar momentos de “catastrofização” e ansiedade financeira dos jovens.
- Kika Nazareth e Ágil protagonizam um dos filmes da campanha, que apoia a Seleção A de Futebol Feminino no Europeu de 2025.
Vídeos: O Catastrófico | AGE | Banco BP | AGE apresenta a jogadora Catastrófica
O BPI lança hoje um novo conceito de coImunicação para o AGE, a sua marca dirigida aos jovens até aos 30 anos, que tem como protagonista uma nova mascote: o Ágil, uma preguiça cheia de energia, que vem ajudar a descomplicar a vida financeira dos jovens, com empatia e humor.
Na campanha, o Ágil entra em ação em momentos de ansiedade, ou de “catastrofização” dos jovens - uma distorção cognitiva real que leva à antecipação dos piores cenários. Seja a angústia de dividir uma conta num jantar com amigos ou a pressão de entrar em campo num jogo de futebol decisivo, o Ágil surge para tranquilizar e aliviar toda a tensão do momento.
A campanha foi desenvolvida pela agência Plot, que explorou de forma criativa o conceito da “catastrofização” associado à ansiedade financeira - um grande bloqueador na vida dos jovens adultos. Segundo um estudo realizado pelo BPI, mais de um terço dos jovens portugueses revelaram sentir ansiedade em relação à sua situação financeira mais de uma vez por mês.
“O insight da ansiedade financeira fundamenta esta nova narrativa dinâmica de comunicação do AGE, que aposta na construção de uma relação mais próxima e numa mensagem de otimismo, com o objetivo de facilitar a transição para a vida adulta das novas gerações. Há bons exemplos de mascotes no mundo das marcas e o Ágil é o nosso novo ativo de comunicação, distintivo na Banca em Portugal. Acreditamos que nos vai ajudar a tornar a marca AGE mais próxima, mais relevante e mais memorável junto dos jovens adultos”, afirma Constança Macedo, Diretora de Comunicação e Marca do BPI.
A campanha conta com o planeamento de meios da Mindshare e vai marcar presença nas próximas semanas em televisão, digital, publicidade exterior e num autocarro personalizado da Carris, em Lisboa.
Kika Nazareth e Ágil dão confiança à Seleção A de Futebol Feminino no Europeu
A campanha integra ainda um filme protagonizado por Kika Nazareth, jogadora da Seleção Nacional Feminina de Futebol e embaixadora do BPI, antecipando a presença de Portugal no Europeu de 2025, na Suíça. A mascote Ágil será também protagonista desta campanha de apoio ao futebol feminino, num registo de confiança e superação antes de um grande jogo, reforçando o posicionamento do banco como parceiro do desporto feminino.
Proposta de valor AGE: digital, sem comissões e com benefícios reais
Sob o claim “Queres, Podes, AGE”, a marca aposta numa abordagem próxima e descomplicada, pensada para quem está a dar os primeiros passos na autonomia financeira.
Pedro Palos, Diretor de Marketing Estratégico do BPI, explica que “o AGE pretende consolidar-se como uma porta de entrada bancária intuitiva e descomplicada para jovens adultos, numa altura em que as expectativas sobre experiências bancárias mudaram substancialmente. Queremos ser um parceiro de confiança para que os jovens tenham melhores condições para dar os primeiros passos na vida adulta, rumo à sua independência financeira”.
Desde o seu lançamento em 2022, a marca AGE tem vindo a evoluir e apresenta hoje uma oferta mais abrangente: conta sem comissões, cartões sem anuidade, processos 100% digitais e acesso a vantagens exclusivas e cashback em mais de 120 marcas. A idade de acesso foi também alargada até aos 30 anos — superando o limite habitual de 25 anos.
FICHA TÉCNICA
PLOT
Direção Geral: Rui Borges
Direção Criativa: Pedro Matos
Supervisão Criativa: Sérgio Veterano
Copywriter: Pedro Matos, Ricardo Dias
Direção de Arte: Sérgio Veterano, Maria Lourenço
Direção de Contas: Catarina Cardoso Pinto
Executivo de Contas: Marta Costa
Estratégia: Margarida Videira da Costa
Produtora: Patrícia Tavares
Fotógrafo: Ivo Cordeiro
SHOW OFF - FILME
Realização: Alexandre Montenegro / Luciano Ottani
Dir. Fotografia: Ricardo Magalhães
Produtor Executivo: Alexandre Montenegro
Produtora Executiva: Tamiris Montenegro
Dir. Coordenação Produção: Filipa Almeida
Dir. de Contas: Antônio Corrêa d´Almeida
Dir. de Produção: Alexandre Papin
Assistente de Realização: Jorge Salgueiro
Guarda-Roupa: WeAreNaeev
Make Up: Caue
Pós-Produção Vídeo: Mola Post
Pós-Produção Áudio: Som de Lisboa
Casting - filme Euro: Maeva Pinget & Kika Nazareth
Casting – filme Catastrófico – Saldo: Paulo Casas Morais
Casting – filme Catastrófica – Balcão: Catarina Chora