Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01118330

Fernando Ulrich distinguido com o Prémio Excelência na Liderança

A distinção será atribuída esta terça-feira durante a entrega dos prémios das 500 Maiores e Melhores Empresas.

Fernando Ulrich distinguido com o Prémio Excelência na Liderança | Banco BPI

Fernando Ulrich distinguido com o Prémio Excelência na Liderança | Banco BPI

Fernando Ulrich, Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI, foi distinguido pela editora Trust in News e pela revista Exame com o Prémio Excelência na Liderança 2019.

Fernando Ulrich, Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI, foi distinguido pela editora Trust in News e pela revista Exame com o Prémio Excelência na Liderança 2019. O anúncio será feito esta terça-feira, 3 de dezembro, em Lisboa, durante o evento de entrega de prémios das 500 Maiores e Melhores Empresas, uma iniciativa da revista Exame.

Dois anos após assumir a Presidência do Conselho de Administração do Banco BPI, a Trust in News e a revista EXAME distinguiram o percurso de Fernando Ulrich, há mais de trinta e seis anos envolvido no projeto BPI.

Fernando Ulrich

"É uma honra receber este reconhecimento de uma publicação com o prestígio da revista Exame. É uma distinção que partilho com todos aqueles que ajudaram a construir o BPI e que tornaram o Banco numa das maiores entidades financeiras em Portugal, e uma referência em termos de reputação e credibilidade no sector financeiro", afirmou Fernando Ulrich. "Incluo neste agradecimento todos os colaboradores e outros administradores do Banco, com quem trabalhei ao longo dos anos, e, em particular, Artur Santos Silva, a quem agradeço a confiança que sempre depositou em mim e o exemplo de vida".

Fernando Ulrich, de 67 anos, teve como primeiro emprego o jornalismo económico, no Expresso, aquando da sua fundação e durante dois anos. Depois de desempenhar funções na Delegação de Portugal da OCDE em Paris (1975-1979), no Ministério dos Negócios Estrangeiros (1979-1980) e como Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças (1981-1983). Em 1983, entrou para a Sociedade Portuguesa de Investimento, antecessora do BPI, a convite de Artur Santos Silva, atual Presidente Honorário do BPI. Em abril de 2004, e já com o cargo de vice-presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich tornou-se presidente executivo da entidade, cargo que ocupou até abril de 2017, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração, a convite do acionista CaixaBank. Entre 2009 e 2013 foi também Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.

Fernando Ulrich em entrevista na Exame

A edição especial da revista Exame dedicada às 500 Maiores e Melhores, que chega às bancas esta quarta-feira, traz uma extensa entrevista com Fernando Ulrich. Nela, o Presidente do Conselho de Administração do BPI recorda o seu percurso, identifica líderes que o inspiraram - de Francisco Pinto Balsemão a Artur Santos Silva, e revela como foi a adaptação às funções não executivas, e como é a sua relação com o CEO do Banco BPI, Pablo Forero.

Fernando Ulrich junta-se assim à galeria de líderes distinguidos com o Prémio Excelência na Liderança, da Exame: Belmiro de Azevedo (2010) Alexandre Soares dos Santos (2011) Pedro Queiroz Pereira (2012) António Mota (2013) Rui Vilar (2014) Rui Nabeiro (2015) Carlos Melo Rodrigues (2016) Fortunato Frederico (2017) e Paulo Azevedo (2018).