BPI | Fundação ”la Caixa” e Fundação Manuel Violante lançam Programa para capacitar 1.000 organizações sociais

29-09-2025
  • Estão abertas as inscrições para a edição de 2026 do programa MILES 2026, totalmente gratuito, com início em janeiro próximo. O MILES 2026 é um programa de capacitação em gestão para o setor social lançado pelo BPI | Fundação ”la Caixa” e a Fundação Manuel Violante.
  • A parceria entre o BPI | Fundação ”la Caixa” e a Fundação Manuel Violante tem como objetivo capacitar cerca de 1.000 organizações sociais por ano, com a ambição de impulsionar uma verdadeira transformação na gestão e organização na economia social portuguesa.
  • Nos últimos 16 anos, a Fundação Manuel Violante trabalhou com mais de 500 organizações sociais com um impacto direto sobre cerca de 40.000 colaboradores e indireto sobre quase 900.000.

 

O BPI | Fundação ”la Caixa” e a Fundação Manuel Violante anunciam uma nova edição em 2026 do Programa MILES, um programa gratuito de capacitação em gestão para o setor social. A parceria entre as três instituições tem como objetivo capacitar cerca de 1.000 organizações sociais, alargando o alcance atual do MILES, com uma nova ambição de impulsionar uma verdadeira transformação na gestão e organização da economia social portuguesa.

O MILES é um programa vocacionado para a implementação de boas práticas de gestão em organizações sociais e está pensado especialmente para direções e equipas técnicas que desejam reforçar as suas competências em temas como estratégia, liderança, gestão de equipas e de voluntários, angariação de fundos, inovação ou impacto.

O MILES é totalmente gratuito para qualquer organização com uma missão social, tem a duração de um ano e permite o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de cada organização. As inscrições decorrem até ao dia 5 de dezembro de 2025 e o programa terá início em janeiro de 2026.

O MILES assenta em três pilares fundamentais:

1. Mentoria: Cada organização participante tem acesso a um mentor dedicado — voluntário com experiência no mundo empresarial — que acompanha e orienta a equipa da organização ao longo de todo o percurso, ajudando a aplicar os conhecimentos à realidade da organização;

2. Conteúdos Digitais: Formação especializada com materiais desenvolvidos por formadores experientes nas respetivas áreas abordadas, acessíveis através de uma plataforma online intuitiva e flexível;

3. Comunidade: Ao longo do ano promovem-se diversos encontros entre as organizações participantes, incentivando a partilha de experiências e de boas práticas e o desenvolvimento de laços e parcerias para futuros projetos conjuntos.
 

“O Programa MILES é um programa adaptado a todos os tipos de organizações, desde as que não têm colaboradores e funcionam apenas com voluntários, às que têm mais de 50 colaboradores. É apenas necessário que estejam empenhadas em melhorar a sua performance e queiram aprender a desenvolver o seu modelo de gestão para conseguirem impactar o maior número de beneficiários possível”, afirma Patrícia Rocha, diretora executiva da Fundação Manuel Violante.

O programa conta com o apoio e participação de alguns dos melhores especialistas em gestão, como o ISCTE Executive Education, a IVENS Governance Advisors, a MERCER, a Casa do Impacto, entre outros, e nos últimos 16 anos já ajudou cerca de 40.000 colaboradores de mais de 500 organizações e quase 900.000 beneficiários (indiretamente).

O programa MILES em números

A avaliação de impacto levada a cabo numa das edições do programa demonstra que, das organizações inquiridas:
• 80% revelaram um aumento da qualidade do serviço prestado aos beneficiários;

• 77% constataram um aumento na eficiência das suas organizações;

• 83% reportaram um governance mais estruturado;

• 82% implementaram novas práticas de gestão;

• 80% consideraram que as suas equipas se tornaram mais autónomas.
 

Mais informações no site do programa.
 

Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. É uma organização sem fins lucrativos de direito espanhol, que tem como objetivo, entre outros, contribuir para o progresso das pessoas e da sociedade, dedicando especial importância aos grupos mais vulneráveis através do estabelecimento de programas, alianças ou colaborações em diversas áreas, nomeadamente na ação social, educação, investigação, cultura, na cooperação internacional, na proteção do meio ambiente e nas ciências, entre outras. Em 2025, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
 

Sobre a Fundação Manuel Violante
A Fundação Manuel Violante foi criada em 2004 para homenagear Manuel Violante, sócio fundador do escritório da McKinsey & Company em Portugal. A missão da Fundação é potenciar o contributo do setor social para o desenvolvimento social e económico do país. Através do MILES, a Fundação transforma cada organização social numa organização de impacto capaz de resolver os desafios atuais e de pensar o futuro.