Reportar Sustentabilidade: uma oportunidade estratégica para as PME
MMMYYTVINGM4MWRKNDNM
Num contexto de crescente exigência regulatória e reputacional, o reporte de informação de sustentabilidade deixou de ser exclusivo das grandes empresas.
As Pequenas e Médias Empresas (PME) são cada vez mais chamadas a demonstrar o seu compromisso com práticas ambientais, sociais e de governação (ESG), não apenas por imposição legal, mas como fator de competitividade no mercado. Este posicionamento é valorizado por Clientes e Fornecedores, e pode ser decisivo no acesso a financiamento sustentável.
Nova norma europeia voluntária para PME
A Comissão Europeia, através do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG), lançou recentemente uma norma voluntária de reporte de sustentabilidade para PMEs não cotadas (Voluntary Standard for SMEs-VSME).
Esta iniciativa promove a padronização da informação ESG e reduz a complexidade do processo de reporte, facilitando o acesso das empresas a financiamento sustentável. A norma deverá tornar-se uma referência para empresas que pretendem alinhar-se com as expectativas do mercado e dos investidores.
Portal SIBS ESG: um aliado na jornada da Sustentabilidade
Para apoiar as PME neste caminho, a SIBS, em parceria com 13 bancos fundadores –incluindo o BPI –, lançou o portal SIBS ESG – uma plataforma gratuita que permite às empresas recolher, organizar e partilhar informação ESG de forma estruturada e segura.
Este portal disponibiliza:
- Autodiagnóstico ESG: questionários que ajudam a avaliar o grau de maturidade das empresas em sustentabilidade e identificar áreas de melhoria.
- Calculadora de emissões de CO₂: permite estimar as emissões nas categorias GEE 1, 2 e 3, com base em fatores predefinidos.
- Avaliação de riscos físicos: como inundações, escassez de água ou desabamentos, nas áreas de atividade da empresa.
- Verificação de taxonomia ambiental: para aferir o alinhamento das atividades económicas com os critérios europeus.
- Exportação de resultados: os dados podem ser partilhados diretamente com instituições financeiras, facilitando também o acesso a condições de financiamento mais vantajosas, ou com outros stakeholders.
Registo simples e seguro via BPI Net Empresas
O BPI está comprometido em acelerar a transição sustentável das empresas portuguesas.
Como parceiro ativo no ecossistema SIBS ESG, o Banco disponibiliza aos seus clientes empresariais uma forma simples, rápida e segura de se registarem no portal através do BPI Net Empresas.
Não fique para trás. Faça parte da mudança.
BPI. Banco para as Empresas.