580x394_researchers_

Programa de Bolsas da Fundação "la Caixa"

Desde 1982 que a Fundação ”la Caixa” lança, anualmente, o seu Programa de bolsas dirigido a estudantes que queiram ampliar a sua formação realizando estudos de pós-graduação, doutoramento e pós-doutoramento. O programa de bolsas da Fundação ”la Caixa” é o mais importante dos promovidos por entidades privadas na Europa, tanto pelo número de bolsas concedidas, como pela variedade das áreas de estudo que apoia.

As bolsas de pós-graduação no estrangeiro destinam-se a estudantes espanhóis e portugueses que queiram realizar os seus estudos de pós-graduação na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico. A duração destas bolsas é de até dois anos.

As bolsas de doutoramento INPhINIT e as de pós-doutoramento Junior Leader destinam-se a investigadores de todas as nacionalidades que queriam desenvolver a sua carreira de investigação em universidades e centros de investigação de Espanha e Portugal. Ambas têm uma duração de três anos e são atribuídas em duas modalidades diferentes: Incoming, para atrair talento, e Retaining, para reter os melhores investigadores.
580x394_PP_Card_Edu-Caixa

Programa Jovens Empreendedores e Educaixa Challenge

O Jovens Empreendedores é um programa educativo criado pela Fundação ”la Caixa” para apoiar os docentes no desenvolvimento de competências empreendedoras, entre outras, de estudantes dos 14 aos 18 anos. Através de uma metodologia própria e de uma proposta pedagógica que parte da aprendizagem baseada em problemas e no trabalho de cooperação, os alunos têm de trabalhar em equipa para definir um problema, detetar as oportunidades que este apresenta, conceber um projeto que ofereça uma solução e definir o respetivo modelo de negócio, construir um protótipo, testá-lo e, por último, comunicá-lo de forma eficaz.

Pondo em prática o que foi aprendido nos Jovens Empreendedores, no EduCaixa Challenge os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto que responde a um problema real, melhorando as suas competências empreendedoras, com a possibilidade de participarem num campus em Barcelona. Os finalistas ganham uma viagem de estudo de duas semanas a Silicon Valley nos Estados Unidos.
392x220_PA_Card_educacao_bolsas

Atividades Educativas - Creactivity

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante, que circula por todo o país, incluindo os Açores e a Madeira, tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em “workshops” com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.
O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro, que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades.