Programas Sociais

Programas e Iniciativas

Os Prémios BPI Fundação "la Caixa" são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" e destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023, são 4 os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, no valor de 4,6 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, especializados por áreas de intervenção: 

  • Prémio BPI Fundação "la Caixa" Capacitar: promover a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental;
  • Prémio BPI Fundação "la Caixa" Solidário: apoiar a integração sociolaboral e luta contra a exclusão social;
  • Prémio BPI Fundação "la Caixa" Seniores: apoiar o envelhecimento ativo e saudável;
  • Prémio BPI Fundação "la Caixa" Infância: apoiar crianças em situação de pobreza.

O BPI e a Fundação “la Caixa” lançam a Iniciativa Social Descentralizada, destinada a apoiar projetos de âmbito local, de instituições privadas ou públicas sem fins lucrativos, Clientes BPI, através das Redes Comerciais (Rede Particulares, Empresas e Institucionais).

Os 3 principais objetivos desta iniciativa são:

  • Promover o envolvimento com a comunidade social local, através das redes comerciais do BPI;
  • Maximizar a repercussão e o impacto local das atividades do BPI e da Fundação “la Caixa” em Portugal;
  • Maximizar a capilaridade da transmissão dos recursos da Fundação “la Caixa” à sociedade portuguesa.


As contribuições monetárias da Iniciativa Social Descentralizada têm de ser destinadas a projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes segmentos ou áreas de intervenção:

  • Crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social;
  • Pessoas com mais de 65 anos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Inserção laboral;
  • Saúde, doença ou incapacidade permanente;
  • Interculturalidade e coesão social.


Quando, de forma excecional, for conveniente, também poderão ser destinadas a:

  • Divulgação cultural e científica;
  • Apoio à educação.

Os Balcões, os Centros de Empresas e Institucionais, conhecedores da comunidade social local, deverão identificar os projetos a apoiar e a decisão é tomada na respetiva estrutura comercial (excluindo situações excecionais).

 

 

Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do Programa Promove.

O Programa Promove é uma iniciativa da Fundação ”la Caixa” e do BPI em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento económico e sustentável das regiões do interior de Portugal nas áreas de gestão dos recursos naturais, criação de povos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes.

Desde 2020, e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), atribui anualmente apoios a fundo perdido a projetos piloto, ideias de estudantes do Ensino Superior e projetos de investigação em domínios considerados estratégicos pelo Governo: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.

A edição 2023 do Programa Promove apoiou três tipos de iniciativas:
Projetos-piloto inovadores;
Projetos de I&D mobilizadores;
Ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores.

Conheça os vencedores da 5ª edição – Colocar folheto que envio em anexo.
 

Mais informações

Saiba mais

A Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics da Universidade NOVA de Lisboa lançaram, em 2019, a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo e inclui 6 projetos e o apoio a 2 cátedras.

Pela sua representatividade e potencial impacto na Sociedade, destacam-se:

O lançamento de Balanço Social, um relatório anual que traça o retrato socioeconómico das famílias portuguesas, dando especial atenção às situações de exclusão e ao acesso a apoios e recursos sociais.

A criação da Base de Dados Social, um repositório agregado de dados sobre o setor social em Portugal.

O Social Leapfrog, um projeto pioneiro que envolve o diagnóstico e acompanhamento durante 3 anos de entidades do setor social selecionadas por concurso, mobilizando toda a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores e partners).

Saber mais

Em 2018, a Fundação “la Caixa” criou em Portugal o Programa Humaniza, dando continuidade à sua linha de ação estratégica desenvolvida em Espanha na área do apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares.

Através do Programa Humaniza, a Fundação “la Caixa” procura:

  • Oferecer um apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares.
  • Sensibilizar a sociedade para os cuidados paliativos e questões relacionadas com a etapa final da vida.
  • Incentivar novas formas de atuação no âmbito dos cuidados paliativos.
  • Promover a qualificação profissional de profissionais da saúde.


Destaque para o apoio, em colaboração com o Ministério da Saúde, a 11 Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) que intervêm em 14 hospitais e a 5 equipas domiciliários de cuidados paliativos, entre outras iniciativas.

Saber mais

 

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, desenvolvido em Portugal em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove o acesso ao emprego de pessoas em situação de maior vulnerabilidade com o objetivo de assegurar a sua integração na Sociedade, mobilizando uma rede nacional de entidades sociais selecionadas por concurso (a Rede Incorpora) para assegurar a ligação entre potenciais beneficiários e empregadores, incluindo empresas e outras entidades públicas e privadas.

O BPI colabora ativamente neste programa, derivando à rede Incorpora potenciais entidades empregadoras.

Saber mais

O Programa Proinfância da Fundação “la Caixa” tem por objetivo quebrar o círculo da pobreza, que se transmite de pais para filhos, através do apoio socioeducativo e de promoção de competências a famílias com crianças e jovens entre 0 e 18 anos em situação de pobreza e exclusão social.

O programa é lançado em parceria com as Câmaras Municipais e operacionalizado através de redes locais de entidades sociais selecionadas por concurso que asseguram o diagnóstico e o acompanhamento das crianças e famílias a quem disponibilizam um conjunto de bens e serviços adaptados ao contexto e perfil da cada criança.

Saber mais

Em 2022, a Fundação “la Caixa” lança em Lisboa e no Porto o Programa Sempre Acompanhados com o objetivo de promover o bem-estar e a rede de apoio comunitário dos seniores em situação de solidão. O Programa Sempre Acompanhados é desenvolvido em conjunto com os Municípios e entidades sociais presentes nas freguesias, tendo como principais objetivos os seguintes:

  • Acompanhar as pessoas e capacitá-las para que possam gerir a sua própria solidão.
  • Construir redes comunitárias sólidas capazes de fomentar relações de apoio e entreajuda.
  • Sensibilizar os cidadãos para a importância dessas relações.

Saber mais

 

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” é um espaço de análise, debate e reflexão que visa estudar a atualidade e os desafios da sociedade, bem como divulgar o conhecimento das ciências sociais, com especial ênfase nas áreas de ação da Fundação ”la Caixa”: ação social, investigação, educação, ciência e cultura.

Para tal, promove concursos destinados a apoiar a investigação social - incluindo o Concurso de Investigação Social, que beneficia de um acordo de “matching funds” com a FCT, que iguala a contribuição da Fundação “la Caixa” para Portugal - e a produção de novo conhecimento e divulga estudos, entrevistas e conteúdos inéditos sobre temas da atualidade.

Saber mais

A Plataforma Global para o Ensino Superior nas Emergências foi criada em 2013 pelo antigo Presidente Jorge Sampaio com o objetivo de apoiar estudantes em situação de emergência humanitária, refugiados ou mobilidade forçada, de forma a que possam completar os seus estudos. A Plataforma tem apoiado maioritariamente estudantes sírios a completar os seus estudos em instituições de Ensino Superior em Portugal.

Desde 2019, a Fundação ”la Caixa” assegura bolsas a dois anos (com prolongamento do apoio para 2021 quando necessário, devido à pandemia) que permitiram a 51 estudantes, a maioria dos quais mulheres, completar o seu mestrados ou grau académico em instituições de ensino em Portugal ou Espanha.

Saber mais