Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01004294

Financiamento Externo

O financiamento externo é uma operação de crédito em euros ou divisa convertível,que permite antecipar as receitas de exportação na fase de encomenda ou financiar o pagamento da importação de bens e/ou serviços.

Adiantamentos e Desconto Remessas | Empresas | Banco BPI

Adiantamentos e Desconto Remessas | Empresas | Banco BPI

Enquadramento

As necessidades de fundo de maneio para a correta gestão dos ciclos de exploração são para as empresas uma constante na sua atividade.

O BPI apoia as empresas nesta gestão, financiando as encomendas destinadas à exportação e/ou os pagamentos decorrentes das importações que realizem. 

Vantagens

  • Responde às necessidades de tesouraria/fundo de maneio: 
    - Para exportadores: permite antecipar as receitas de exportação e desse modo financiar a produção de encomendas, especialmente importante para negócios com ciclo de produção longo e/ou com desfasamento sazonal do período de vendas;
    - Para importadores: permite financiar os pagamentos a fornecedores do mercado externo, de forma a assegurar o cumprimento de prazos e/ou antecipar pagamentos, possibilitando a negociação de condições mais favoráveis (exemplo: eventuais descontos de pronto pagamento).
  • Simplicidade: contratação suportada em contrato impresso BPI e cópia de documentos associados à operação de pré-exportação ou dados referentes à operação de importação a liquidar;
  • Flexibilidade: no montante do financiamento e no prazo: a empresa só utiliza o crédito quando e pelo período que necessite, apenas suportando encargos financeiros sobre o valor e período correspondentes;
  • Responde às necessidades de tesouraria: ajusta os prazos de recebimento aos ciclos de exploração da empresa através da antecipação dos recebimentos de operações de exportação e/ou adiamento do esforço de liquidação de operações de importação.
  • Gestão do risco cambial: No caso de Clientes cujas receitas ou pagamentos sejam denominados em ME, a concessão de financiamento na mesma divisa contribui para uma melhor gestão do risco cambial. 

Beneficiários

Empresas, Empresários em Nome Individual (ENI) e Profissionais Liberais (PL) com necessidades de financiamento de curto prazo no âmbito de operações de exportação e/ou importação.

Montantes

Até 100% do valor das operações comerciais associadas.

 

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas e Institucionais ou consulte bancobpi.pt/empresas.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.