AddVolt vence Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2022

Entrega do Prémio decorreu no 12º Encontro PME Inovação da COTEC Portugal.
13-12-2022

A AddVolt é a vencedora da 18ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. A empresa, que desenvolve 'Powerbanks' para camiões de frio, patenteou e comercializou um sistema pioneiro Plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo elétrico, reduzindo o desperdício no transporte, consumo de combustível e emissões.

O prémio foi entregue no âmbito do 12º Encontro PME Inovação COTEC, que se realizou no dia 30 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. Dedicado ao tema “Em Contra-Ciclo” este evento contou com a presença do Presidente da República e Presidente Honorário da COTEC Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Direção da COTEC, António Rios de Amorim e de Pedro Barreto, Presidente do Júri.

O Presidente da República, para além de abordar a evolução em Portugal no âmbito da inovação, nos últimos 20 anos, também congratulou todas as restantes empresas que, para além das finalistas, se candidataram ao prémio, por serem estas empresas inovadoras que têm permitido Portugal crescer no panorama da inovação e serem, assim um exemplo para todo o tecido empresarial.

Estiveram também presentes empresas vencedoras de edições anteriores que associam à atribuição do prémio “uma enorme responsabilidade”, “alegria”, “reconhecimento”, “motivação” e “visibilidade externa”.

 

Prémio PME Inovação COTEC-BPI

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI tem o patrocínio do BPI desde a sua criação em 2005 e distingue anualmente uma Pequena ou Média Empresa (PME) que se tenha destacado pela sua liderança, cultura, boas práticas de gestão, crescimento e criação de valor assente na utilização de conhecimento e inovação.

Nas últimas edições, este prémio distinguiu a ebankIT (empresa IT, 2021), a BERD (empresa de construção, 2020), a Inovafil (empresa têxtil, 2019), a JPM (sistemas de automação industrial, 2018) e a Introsys (sistemas de automação e robótica, 2017).

As empresas distinguidas nos anos anteriores operam em setores de alto valor acrescentado no domínio das tecnologias de informação, engenharia, agroalimentar, mobilidade, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica. Apresentam uma taxa média de crescimento anual do Volume de Negócios, entre 2009 e 2021 de 9%, uma média do Volume de Negócios, no último ano (2021), de quase 30 milhões de euros e Volume de Exportações superior a 19 milhões de euros.

O júri do prémio é constituído por Pedro Barreto, Ana Teresa Lehman, António Portela, Carlos Oliveira, Joana Mendonça, João Bigotte, José Carlos Caldeira, Lua Queiroz Pereira, Manuel Mira Godinho e Manuela Tavares de Sousa.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.