Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01038761

Agricultura BPI - Parceria Portugal Foods

Agricultura BPI - Parceria Portugal Foods

Protocolo de cooperação, com o objetivo de apoiar a internacionalização e inovação dos associados da PortugalFoods.

Portugal Foods

Youtube - Subscreva o nosso canal

Portugal Foods - Inovação e internacionalização de empresas agroalimentares

 

No âmbito do protocolo de cooperação com a PortugalFoods, o BPI tem realizado várias iniciativas no sentido de:

  • alavancar o apoio prestado às empresas portuguesas do setor agroalimentar, no âmbito da presença em Missões ou Feiras Internacionais;
  • inclusão de soluções para projetos de investigação e internacionalização (constantes nas medidas do Portugal 2020/Horizonte 2020);
  • partilhar de experiências e conhecimento entre o BPI e os associados da PortugalFoods.

 

Com o objetivo de reforçar a aposta no apoio à inovação e na internacionalização de empresas agroalimentares, o BPI, o Banco para a Agricultura, dá-lhe a conhecer a atualidade do setor, com destaque para a partilha de experiências e casos de sucesso em Portugal e no exterior.

Tendências para recolher a opinião dos consumidores

Tendências na Recolha da Opinião dos Consumidores

  • Missão Inversa: Cencosud Chile esteve em Portugal, um retalhista presente em 5 países da América Latina que procura novos fornecedores para os supermercados no Chile;
  • Novas tendências: cada vez mais as marcas apostam na recolha de opiniões e em testar os seus produtos em ambientes reais, integrando-os no dia a dia dos consumidores.
Projeto para a Internacionalização

Projeto para a Internacionalização

Das empresas agroalimentares portuguesas, foram realizadas várias ações:

  • HUB: casos de sucesso de produtos nacionais;
  • Missões inversas: importadores da Letónia, Suécia e Roménia conheceram os produtos portugueses;
  • H2020: sessão de capacitação sobre as oportunidade de financiamento.
Prémio Ecotrophelia 2017

Prémio Ecotrophelia 2017

Das 11 equipas em concurso foram distinguidas:

  • 1º lugar: Vianenses (produto Salamar), que vão representar Portugal na finalíssima europeia;
  • 2º lugar: Toal Team;
  • 3º lugar: Alpha Roba.
PortugalFoods na Foodex Japão 2017

PortugalFoods na Foodex Japão 2017

Participação de 8 empresas nacionais numa das maiores e mais importantes feiras do mercado asiático. Destaque ainda para:

  • plataforma The Foundry do Grupo Unilever;
  • Allen’s lança novo produto a partir da escolha dos consumidores;
  • Jimini’s produz snacks gourmet tendo como base insetos.
Entrevista a Vergílio Folhadela, embaixador do Prémio Ecotrophelia 2017

Embaixador do Prémio Ecotrophelia 2017

O Presidente da Assembleia Geral da Portugal Foods acredita que esta é uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática os seus conhecimentos e para as empresas captarem novos talentos. Apresenta como principais vantagens do prémio aliar conhecimento e iniciativa, captar talento e capacidade de inovação.

Top 10 Trends 2017

Top 10 Trends 2017

Foram apresentadas as dez tendências que marcam o setor Agro alimentar em 2017, entre as quais: o balanço dos açúcares; a orquestra gastronómica; a sofisticação artesanal; do brinquedo à colher de pau; as sementes da mudança; e a redução do consumo de proteína animal.

António Paraíso foi um dos oradores convidados, apresentado o luxo como novo conceito do setor agroalimentar.

Portuguese Agrofood Cluster

Portuguese Agrofood Cluster

A PortugalFoods, líder do Portuguese Agrofood Cluster, recebeu o reconhecimento público por parte do Governo, enquanto cluster representativo do setor agroalimentar.

Este cluster, que permitirá aumentar o volume de negócios das empresas associadas e aumentar as exportações nacionais, atuará com base em quatro pilares: internacionalização; investigação; desenvolvimento tecnológico; e inovação.

Prémio Ecotrophelia Portugal 2017

Prémio Ecotrophelia Portugal 2017

PortugalFoods e FIPA lançam Prémio Ecotrophelia Portugal 2017, uma iniciativa que premeia alunos universitários do setor agroalimentar, valorizando critérios como:

  • potencial comercial;
  • reprodutibilidade industrial;
  • propriedades nutricionais e organoléticas (sabor, cor, aroma e textura).
Projeto de Internacionalização 2015-2016

Projeto de Internacionalização 2015-2016

Na 1ª edição de 2017, apresenta-se o balanço do Projeto Conjunto de Internacionalização da PortugalFoods 2015-2016, que permitiu levar as empresas portuguesas aos 4 cantos do mundo:

  • aumento do número de ações realizadas;
  • aumento do empresas e de participantes.
Casos de Sucesso na América Latina

Casos de Sucesso na América Latina

Edição dedicada ao mercado da América Latina, destacando-se:

  • PortugalFoods promove Fórum Aliança Pacífico;
  • Carrefour mais sustentável (Brasil);
  • Postobón apresenta garrafas ecológicas (Colômbia);
  • Coca-Cola está a reutilizar água da produção (Colômbia).
Ano 2016 em revista

Ano 2016 em revista

Na última edição, a PortugalFoods escolhe os melhores momentos do ano 2016, marcado por vários desafios, sucessos e pela aposta clara na inovação e no desenvolvimento tecnológico.

Empresas portuguesas em Paris e em Seul

Empresas portuguesas em Paris e em Seul

A PortugalFoods promoveu:

  • a participação de 9 empresas agroalimentares portuguesas na Wabel Grocery Summit, em Paris, onde reuniram com compradores de Private Label;
  • uma ação promocional na Coreia do Sul (Seul), onde participaram 5 empresas portuguesas que tiveram a oportunidade de conhecer melhor este mercado.
América do Norte em destaque

América do Norte em destaque nesta edição

  • a 2ª edição Fórum América do Norte, dedicada em exclusivo ao Canadá, reunindo 16 empresas portuguesas com um importador canadiano, a Gentro Foods Inc.;
  • a Amazon, nos Estados Unidos, continua a inovar e vai abrir mercearias online com diferentes modalidades.
Fórum Missões Inversas

Fórum Missões Inversas: Brasil, EAU e Japão

PortugalFoods reúne, no fórum Missões Inversas, potenciais importadores para conhecer os produtos nacionais.

Nesta edição é ainda destacada, entre outros temas:

  • a alteração da regulamentação para utilização de stevia (para redução do teor de açúcar);
  • a presença daPortugalFoods na 1ª edição da So Food So Good.
SIAL Paris

PortugalFoods na SIAL Paris

Participação de 58 empresas portuguesas na SIAL Paris, a maior feira internacional do setor agroalimentar.

Nesta edição é ainda referida a tendência das empresas de retalho para recorrer a start-ups inovadoras, acedendo a tecnologia mais ágil, rentável e flexível.

Fórum Cuba reúne em Portugal para potenciar exportações para este mercado

Fórum Cuba reúne em Portugal

Fórum Cuba traz a Portugal players cubanos para potenciar as exportações para este mercado. Nesta edição destaca-se também:

  • o avanço no campo do olfato poder ser a chave para comida mais saudável;
  • a proteína é uma aposta de produtores e consumidores.
Inovações e Novas Abordagens

Inovação e Novas Abordagens

Edição com os seguintes temas em destaque:

  • paternidade na nova campanha da General Mills (Marketing);
  • restrições à publicidade de alimentos e bebidas ricas em cafeína (Coreia do Sul);
  • redução de açúcar nos produtos Albert Heijn (Holanda);
  • supermercado GoodAfter combate desperdício (Portugal).