Portugal 2030: Novos conteúdos decorrentes da assinatura do Acordo de Parceria

16-11-2022

Está disponível no site do Banco BPI um novo separador com informação relativa ao Portugal 2030, decorrente da assinatura no passo dia 14 de julho 2022, entre Portugal e a Comissão Europeia, do acordo de parceria que prevê um financiamento de 23 mil milhões de euros para Portugal, com vista à implementação do programa Portugal 2030 (P2030).

O lançamento dos primeiros concursos está previsto para o início de 2023, uma vez que ainda estão a decorrer as Consultas Púbicas aos vários programas do P2030, que serão submetidas a aprovação da Comissão Europeia.

Os sistemas de incentivos do Portugal 2030 afetos às empresas, deverão arrancar com uma dotação indicativa de 4,6 mil milhões de euros, estimando-se que chegue aos 6 mil milhões de euros. A natureza do apoio será, sobretudo, de subsídio a fundo perdido, podendo, também, assumir a forma híbrida, combinando subsídios não-reembolsáveis com apoios de instrumento financeiro (empréstimo com garantia e/ou bonificação da taxa de juro).

O Portugal 2030 é mais uma oportunidade para as empresas nacionais, essencial para o desenvolvimento da sua estratégia de inovação, internacionalização e capacitação, com vista à transição sustentável.

O BPI é, desde a sua génese, um Banco para as empresas e pretende continuar a contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento sustentado, financiando os seus projetos de investimento.

Neste contexto, o BPI disponibiliza uma oferta completa, competitiva e adequada a todas as fases do negócio dos seus Clientes, preparada para responder às múltiplas necessidades das empresas, nomeadamente no que respeita ao financiamento e ao apoio ao investimento.