RESULTADOS CONSOLIDADOS DO BANCO BPI RELATIVOS AO 1º SEMESTRE DE 2023

28-07-2023

LUCRO CONSOLIDADO DE €256 MILHÕES
RESULTADO LÍQUIDO EM PORTUGAL DE €199 MILHÕES

APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS:
• Carteira de Crédito aumenta 1.1 Bi.€ yoy (+4%).
• Carteira de crédito à habitação aumenta 5% yoy. Quota de mercado na carteira de crédito habitação sobe para 14.2% e na contratação sobe para 18.5%.
• Carteira de crédito a empresas aumenta 2% yoy.

SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:
• Rácio NPE de 1.6%, o melhor do sector em Portugal. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 150%.
• Rácios de capital: CET1 de 14.3% e capital total de 18.2%.

PROVEITOS IMPULSIONAM RENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NA ATIVIDADE EM PORTUGAL
• Produto bancário comercial cresce 50% yoy, para 594 M.€.
• Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrentes sobe para 11.6%.
• Rácio de eficiência core (cost-to-income core) melhora 6.4 p.p. ytd, alcançando 43.6% em junho de 2023.

BANCA DIGITAL: MAIS 112 MIL UTILIZADORES ATIVOS DA BPI APP
• 903 mil utilizadores de canais digitais.
• 112 mil novos utilizadores ativos na BPI App nos últimos 12 meses.
• 31% das vendas de produtos foco são iniciadas nos canais digitais.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
• Três em quatro Colaboradores registados na plataforma BPI Voluntariado.
• 285 M.€ em operações de empréstimos obrigacionistas ESG.

REPUTAÇÃO
• BPI Private é o Melhor Private Banking em Portugal, segundo a Euromoney.


RESULTADOS E ATIVIDADE COMERCIAL

O BPI obteve um resultado consolidado de 256 M.€ no primeiro semestre de 2023, o que representa uma subida de 26% em comparação com os 203 M.€ registados no período homólogo do ano anterior. A atividade em Portugal contribuiu com 199 M.€, o que corresponde a um aumento de 130% relativamente ao primeiro semestre de 2022 (87 M.€).

As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 41 M.€ e 17 M.€ para o resultado consolidado, respetivamente.

O BPI registou um crescimento homólogo de 4% no crédito, enquanto os depósitos de Clientes diminuíram 4%, embora tenham recuperado no segundo trimestre. Os proveitos da atividade comercial cresceram 50% o que, a par com um aumento de 13% dos custos e um custo do risco de 0.23%, se traduziu numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 11.6% (+5 p.p. nos últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “O primeiro semestre fica marcado pela resiliência da economia portuguesa no ajustamento ao novo ciclo de política monetária. O BPI mantém uma posição financeira sólida e uma capitalização confortável, a par de um forte dinamismo comercial, que nos tem permitido ganhar quota de mercado no crédito às famílias e empresas e aumentar a rentabilidade. Paralelamente, a robustez do balanço do Banco tem permitido reforçar significativamente a capacidade de investimento em tecnologia e inovação. O BPI vai continuar a apoiar a sociedade, uma vez que o atual ambiente económico continua a exigir uma atenção especial aos que estão verdadeiramente vulneráveis”.

 

APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS

Carteira de crédito cresceu 4%. Quota na contratação de crédito habitação de 18.5%

A carteira total de crédito a Clientes (bruto) aumentou 4% yoy, para 29.8 Bi.€, o que corresponde a um incremento de 1.1 Bi.€ yoy. A quota de mercado em crédito aumentou 30 bps, em termos homólogos, para 11.6% em maio de 2023.

A carteira de crédito à habitação aumentou 5% yoy, para 14.4 Bi.€. A contratação de habitação diminuiu 19% face ao período homólogo, alcançando cerca de 1.2 Bi.€ no 1º semestre de 2023 como consequência da menor procura de mercado. De salientar, no entanto, que a produção se manteve estável entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano (cerca de 600 M.€ em cada trimestre). De referir que a taxa fixa representa 46% dos novos contratos de crédito habitação no primeiro semestre de 2023.

O BPI atingiu uma quota de mercado de 18.5% na contratação acumulada até maio de 2023. A quota de mercado de crédito hipotecário em carteira ascendeu a 14.2% em maio 2023, o que representa um aumento de 60 bps yoy.

A carteira de crédito a empresas cresceu 2% yoy para 11.2 Bi.€. A quota de mercado no crédito a empresas subiu para 11.0% (+20 bps yoy). Incluindo o crédito titulado, a quota sobe para 12.3%.

Depósitos diminuíram 4% yoy

Os depósitos de Clientes diminuíram 4% yoy, para 28.6 Bi.€, embora tenham registado um crescimento de 230 milhões de euros entre o primeiro e o segundo trimestre do ano. A quota de mercado nos depósitos situou-se em 10.7% em maio 2023, -20 bps na comparação homóloga.

Os recursos fora do balanço (fundos de investimento, seguros de capitalização e outros) situaram-se em 8.8 Bi.€ (-5% yoy), influenciados pela evolução desfavorável dos mercados de capitais.

Os recursos totais de Clientes diminuíram 4% yoy (-1.7 Bi.€) , totalizando 37.5 Bi.€ em junho deste ano. Adicionalmente houve um reforço de colocação de produtos estruturados de 0.5 Bi.€ em jun23 YoY.
 


AUMENTO DOS PROVEITOS DA ATIVIDADE COMERCIAL EM PORTUGAL IMPULSIONA RENTABILIDADE

Produto bancário comercial aumentou 50%

O produto bancário comercial registou um crescimento de 50% face ao primeiro semestre de 2022, situando-se nos 594 M.€. A margem financeira cresceu 85% para 435 M.€, refletindo a subida das taxas de juro de mercado e o crescimento do volume de crédito, sendo por outro lado penalizada pela subida do custo dos depósitos e das emissões de dívida (obrigações hipotecárias e de MREL).

As comissões líquidas cresceram 2% yoy, para 147 M.€. Para este resultado contribuiu a abertura de novas contas (+43% de novos Clientes com Conta Valor), o volume de crédito, as operações de dívida de empresas e a comercialização de fundos e seguros de capitalização.

Investimento aumenta e rácio de eficiência core melhora para 43.6%

Os custos de estrutura aumentaram 13% yoy. Os custos com pessoal aumentaram 7% yoy, os gastos gerais administrativos aumentaram 24% yoy, refletindo os investimentos em novos projetos tecnológicos, e as depreciações e amortizações aumentaram +5% yoy.

O rácio de eficiência core (cost-to-income core) melhorou 6.4 p.p. ytd, alcançando 43.6% em junho de 2023.

No final de junho de 2023, o Banco BPI contava com 4 378 Colaboradores. Na mesma data a rede de distribuição totalizava 318 unidades comerciais, entre balcões (272), centros premier (12), centros private banking (4), balcão móvel (1) e centros de empresas e institucionais (29).
 


SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO

A solidez financeira do BPI exprime-se num perfil de baixo risco, numa posição de liquidez confortável e em níveis elevados de capitalização.

BPI mantém perfil de risco baixo e elevada cobertura

O BPI tem um rácio de Non-performing exposures (NPE, critérios EBA) de 1.6%, o melhor indicador no setor financeiro em Portugal, e uma cobertura por imparidades e colaterais de 150%. O rácio de Non-performing loans (NPL, de acordo com critérios da EBA) situa-se nos 2% e estavam cobertos a 152% por imparidades e colaterais em junho de 2023.

As imparidades de crédito líquidas de recuperações situaram-se em 37 M.€ no 1º semestre 2023. O custo do risco de crédito situou-se em 0.23% nos últimos 12 meses.

Em junho de 2023, o BPI mantinha um saldo acumulado no balanço de 28.5 M.€ de imparidades não alocadas.

Posição de liquidez confortável

O BPI mantém uma situação de liquidez confortável e um funding equilibrado: o rácio de transformação de depósitos em crédito situa-se em 100%, o rácio de financiamento estável (NSFR - net stable funding ratio) ascende a 134% e o rácio de cobertura de liquidez (LCR - liquidity coverage ratio) ascende a 179%, no final de junho 2023. O financiamento obtido junto do BCE é de apenas 0.4 Bi.€.

Elevada capitalização

O BPI cumpre por margem significativa os requisitos mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), apresentando os seguintes rácios: CET1 de 14.3%, Tier 1 de 15.8% e capital total de 18.2%. O rácio de leverage situou-se em 7.1%. O Buffer MDA - folga de capital sem limitações à distribuição de resultados – ascendia a 5.3 p.p. no final de junho de 2023.

O BPI cumpre largamente os rácios de MREL requeridos para 1 de janeiro de 2024:

  • O rácio MREL em percentagem dos RWA situa-se em 24.5%, versus o requisito final de MREL a cumprir a partir de 1 de janeiro 2024 de 22.43%.
  • Rácio MREL em percentagem da LRE (Leverage Risk Exposure) de 11.0%, versus requisito final de 5.91%.


BANCA DIGITAL: MAIS 112 MIL UTILIZADORES ATIVOS DA BPI APP

A Banca Digital no BPI mantém uma trajetória de crescimento, com um forte aumento dos Clientes aderentes e das vendas online, com investimentos na melhoria da experiência dos Clientes e no lançamento de projetos pioneiros em Portugal.

O número de utilizadores dos canais digitais atingiu 903 mil no final de junho de 2023, com uma adesão significativa ao canal mobile, contando com 686 mil utilizadores regulares da BPI App (+112 mil utilizadores ativos yoy).

Cerca de 31% das vendas de produtos foco (fundos e PPR, produtos prestígio, crédito pessoal, cartões de crédito e seguros stand alone) a particulares foram iniciadas nos canais digitais net e mobile.

O Banco ocupa a 2ª posição em termos de penetração os canais digitais em Clientes particulares (BASEF Banca - junho 2023 (principais bancos)).
 

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Em 2022, o BPI lançou a sua estratégia de sustentabilidade para 2022-2024 que estabelece os compromissos do Banco no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e as metas que pretende atingir em áreas como o negócio sustentável, impacto social e igualdade de género. A adesão ao UNEP-FI e aos Princípios para uma Banca Responsável em março de 2023 reforça ainda mais o posicionamento do Banco no ecossistema das finanças sustentáveis e contribui para uma abordagem mais coordenada e sinérgica para a integração dos princípios de sustentabilidade na estratégia e modelo de negócio do BPI.

Compromisso com as Pessoas, a Sociedade e o Ambiente

  • Colaboração BPI | Fundação ”la Caixa”: O apoio às Pessoas e à Sociedade faz parte da identidade do BPI e do Grupo CaixaBank, reforçado com o alargamento da atividade da Fundação ”la Caixa” a Portugal. No âmbito do compromisso social, em 2023, a atuação conjunta BPI | Fundação ”la Caixa” conta com uma dotação orçamental de 50 milhões de euros.
  • Programa BPI Voluntariado: Três em cada quatro dos Colaboradores do BPI estão atualmente registados na Plataforma BPI Voluntariado. No primeiro semestre de 2023 foram desenvolvidas 70 iniciativas, com a participação de 864 voluntários e que beneficiou diretamente cerca de 11 mil pessoas.
  • Financiamento sustentável: O BPI assessorou e subscreveu na totalidade 285 M.€ em operações de empréstimos obrigacionistas ESG da MC (Grupo Sonae), NOS, LIDL Sodecia, Cork Supply e Transportes Urbanos de Braga.
     

RECONHECIMENTO E REPUTAÇÃO

BPI Private é o Melhor Private Banking em Portugal, segundo a Euromoney

O BPI foi eleito como “Best Domestic Private Bank in Portugal” nos Euromoney Global Private Banking Awards 2023. O comité de jurados valorizou a posição de liderança do BPI na inovação tecnológica, excelência na gestão do património e compromisso com a satisfação do Cliente.

BPI eleito melhor Banco na Gestão de Tesouraria em Portugal pela Global Finance

O BPI foi eleito, pelo sétimo ano consecutivo, o melhor Banco na Gestão de Tesouraria das Empresas em Portugal (“The Best Treasury and Cash Management Provider in Portugal for 2022”) pela revista internacional Global Finance.

Assistente Virtual do BPI, com IA 100% portuguesa, vence Pay Tech Awards 2023

O BPI venceu a categoria de “Best Use of Tech in Consumer Payments” nos Pay Tech Awards 2023, organizados pela Fintech Futures. A solução premiada foi o Assistente Virtual (AV) do BPI, que tem por base tecnologia de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela AgentifAI.

BPI com Melhor CRM para Private Banking na Europa

O BPI recebeu o prémio de “Best CRM for Private Banking – Europe” de 2023 atribuído pela Professional Wealth Management (PWM), do Grupo Financial Times. Especialistas independentes avaliaram a inovação das ferramentas tecnológicas e os modelos de relação com o Cliente do BPI Private.

BPI é o Banco de Confiança dos portugueses pelo 10º ano consecutivo

O BPI foi eleito, pelo 10.º ano consecutivo, a marca bancária de maior confiança dos portugueses no estudo das Selecções do Reader’s Digest que elege anualmente as “Marcas de Confiança” em 60 categorias de produtos e serviços.

O BPI no TOP 10 dos melhores empregadores pelo LinkedIn

O BPI está em 7º lugar entre as melhores empresas para trabalhar, numa análise feita pelo LinkedIn com base em dados exclusivos desta rede social.