Vencedores do Prémio Nacional de Turismo 2022

Os vencedores da 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo foram conhecidos no dia 14 de dezembro, num evento presencial realizado na cidade do Futebol, em Oeiras.  

PNT_Vencedores2022_Créditos_FotoExpressoporNuno Fox

Nas cinco categorias a concurso o júri decidiu reconhecer as seguintes empresas e iniciativas:

Turismo Autêntico

  • Vencedor: Rotas Açores. Projeto de estruturação da oferta de Touring Cultural e Paisagístico dos Açores, promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores. O projeto distingue-se pela estruturação da oferta turística assente no património natural e cultural subjacente às atuais e ancestrais práticas culturais açorianas.

Turismo Gastronómico

  • Vencedor: Chefs on Fire. Maior festival gastronómico do país, com convite a vários chefs nacionais de renome, desafiando-os a cozinhar com fogo e ao som de música. O projeto aposta na produção nacional e na seleção de produtos endógenos, com política de desperdício Zero. Esta preocupação com a sustentabilidade evidencia-se igualmente na não utilização de plástico e na plantação de árvores para compensar emissões CO2.
  • Menção honrosa: Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal. Roteiro gastronómico anual (excluindo os meses de Verão) que visa a promoção da gastronomia e vinhos da região Porto e Norte de Portugal, com total de 78 municípios aderentes e 2.000 operadores turísticos (restaurantes, alojamentos, enoturismo, etc).

Turismo Inclusivo (2 vencedores)

  • Vencedor: É um Restaurante. Projeto social que visa a formação e inclusão no mercado laboral de pessoas em situação de sem-abrigo, num contexto de oferta gastronómica variada com base portuguesa e conceito de partilha (carta desenhada pelo Chef Nuno Bergonse). O projeto promove a formação e encaminhamento para o mercado de trabalho de 30 pessoas por ano, mediante atribuição de alojamento e remuneração mensal.
  • Vencedor: Azores All in Blue – Turismo & Autismo. Trata-se de um projeto que visa investigar e valorizar a experiência turística de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) e dos seus cuidadores. Promovido pelo CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, o projeto tem como objetivo desenvolver ofertas turísticas com a participação ativa das famílias e dos operadores turísticos, nomeadamente através da criação de experiências únicas adaptadas, incluindo uma avaliação de bem-estar psicológico das crianças.

Turismo Inovador

  • Vencedor: Digital Nomads Madeira Islands. Esta iniciativa visa destacar a Madeira e Porto Santo como destinos atrativos para nómadas digitais, por via do lançamento de um projeto-piloto na Ponta do Sol, que decorreu em 2021. O objetivo passa pela atração de nómadas digitais de todo mundo por períodos de 1 a 6 meses, alavancada na beleza natural do arquipélago, nas atividades de natureza, na cultura e nas fantásticas condições climatéricas, fomentando a vivência como locais nas comunidades à volta da ilha. Conta já com 13.000 inscrições oriundas de 127 países.

Turismo Sustentável

  • Vencedor: Top Atlântico +Planeta. A agência de viagens definiu uma estratégia de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que visam responder a 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre essas iniciativas encontra-se a promoção da oferta de viagens com cariz sustentável, incluindo escapadinhas em Portugal (2/3 dias), expedições em grupo (máximo 15 pessoas), viagens de voluntariado e corporate. A promoção de um turismo mais sustentável valeu a obtenção da Certificação Biosphere pela Global Sustainable Tourism Council.

Prémio Carreira

Em 2022 e por decisão do júri foi atribuído o Prémio Carreira a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé, que assim se junta a Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, distinguidos em anos anteriores.

Com uma equipa global de 3200 colaboradores, o Grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros do país e faz hoje parte do ranking das 182 maiores empresas hoteleiras a nível mundial. Enquanto empresário, Jorge Rebelo de Almeida dedicou-se ao desenvolvimento contínuo do setor hoteleiro em Portugal e à internacionalização do Grupo Vila Galé, que conta com 37 unidades hoteleiras, 27 das quais localizadas em Portugal, estando as restantes situadas no Brasil.

Para mais informações pode ser consultado o press release.

Edições anteriores

Conheça aqui os vencedores das edições anteriores:

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.