Comissão Europeia reduz burocracia da taxonomia da UE para empresas

Nova simplificação visa aliviar encargos administrativos e reforçar a competitividade das empresas europeias.
15-07-2025

A Comissão Europeia anunciou um conjunto de medidas que simplificam a aplicação da taxonomia da União Europeia, com impacto direto nas obrigações de reporte das empresas não financeiras. Esta decisão surge no âmbito de um esforço mais amplo para tornar o ambiente regulatório europeu mais eficiente e competitivo, sem comprometer os objetivos climáticos e ambientais definidos pelo Pacto Ecológico Europeu.

A nova abordagem reduz significativamente a complexidade dos requisitos de divulgação, especialmente para as pequenas e médias empresas, permitindo uma maior clareza na comunicação das suas atividades sustentáveis. A Comissão pretende, assim, facilitar o acesso ao financiamento sustentável e promover uma transição verde mais inclusiva e proporcional à realidade das empresas.

Estas alterações inserem-se na estratégia da Comissão para reforçar a competitividade da economia europeia, conforme delineado na recente “Bússola para a Competitividade”, e respondem às recomendações do relatório Draghi sobre simplificação administrativa.

Oportunidade para as empresas portuguesas

As empresas não financeiras em Portugal, especialmente as que já iniciaram processos de alinhamento com critérios ESG, poderão beneficiar de uma redução significativa nos custos de conformidade e de uma maior previsibilidade regulatória. Esta simplificação representa uma oportunidade para reforçar o posicionamento sustentável das empresas nacionais junto de investidores e parceiros internacionais.

BPI. Banco para as Empresas.

O BPI oferece soluções completas e personalizadas, adaptadas às necessidades de cada Cliente e contexto, nomeadamente uma oferta criada para apoiar a transição sustentável das empresas e o apoio de equipas especializadas para auxiliar as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados. Tem parcerias com entidades ligadas ao Turismo, à Agricultura, à Sustentabilidade e à Inovação, promovendo prémios de apoio à economia nestas áreas e reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal, assim como é parceiro da Nova SBE no Programa de Eficiência Energética para PME

 

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.