Créditos Documentários: solução que permite maior segurança nas transações internacionais.

Partilhe    
13-07-2022

No atual contexto mundial de maior instabilidade política, económica e monetária, os Créditos Documentários apresentam-se como um importante instrumento para ajudar as empresas a mitigar os riscos a que estão expostas nas suas transações internacionais.

Na vertente dos exportadores, o Crédito Documentário de Exportação permite maior segurança para abordar novos Clientes e/ou novos mercados, uma vez que mitiga o risco de cobrança. Através desta solução, o exportador:

  • transfere o risco comercial do importador para o banco emitente;
  • garante o pagamento da mercadoria ou serviço pelo banco emitente, desde que o exportador cumpra com os termos e condições constantes da carta de crédito;
  • cobre os riscos políticos e de transferência, se confirmado pelo Banco BPI.

Também na vertente dos importadores, o Crédito Documentário de Importação permite maior segurança nas transações mesmo quando não existe experiência comercial entre as partes, uma vez que permite ao importador:

  • ter a garantia que o compromisso do Banco no pagamento da mercadoria e/ou serviço só se materializa caso as instruções/condições constantes na carta de crédito forem rigorosamente cumpridas pelo exportador, mitigando nomeadamente os riscos de produção e fraude;
  • negociar melhores condições de pagamento com o exportador, nomeadamente o diferimento de prazos e evitar a necessidade de efetuar pagamentos antecipados.

No BPI encontra equipas comerciais e de especialistas que apoiam na escolha da melhor solução para o seu negócio.

BPI. Um Banco para o Mundo.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.

 

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.