Operações de crédito a taxa fixa

Modalidade para mitigação do risco de subida das taxas de juro
20-09-2022

Nos últimos meses, os mercados financeiros têm registado uma grande volatilidade, com reflexo num aumento das taxas de juro, nomeadamente da Euribor. Estas amplitudes de variação podem ser significativas, pelo que movimentos adversos poderão implicar o agravamento dos custos financeiros das empresas.

O BPI disponibiliza operações de crédito com taxa fixa, que se caracterizam por manter o indexante definido no início do financiamento e que é aplicável ao capital em dívida ao longo da vida do empréstimo.

Ao optar pela fixação do indexante elimina-se o risco de subida da taxa Euribor, fixando os encargos financeiros associados, protegendo a margem do negócio e garantindo estabilidade na gestão de tesouraria. Desta forma, é possível concentrar a atenção e atuação das empresas nas variáveis do negócio que melhor conhecem.

A taxa fixa pode ser negociada na contratação de um financiamento ou no decurso de uma operação inicialmente contratada a taxa variável, nas modalidades de Financiamento a Prazo Fixo, Leasing Imobiliário e Leasing de Equipamento. Em qualquer dos casos, é possível optar pela aplicabilidade da taxa fixa numa só operação de financiamento, ou à totalidade das operações de que é mutuário/locatário.

Na emissão de um contrato a taxa fixa não são cobradas quaisquer comissões adicionais face ao preçário geral do Banco. Contudo, se houver alteração da tipologia de taxa (fixa ou variável) a operações em curso, poderá ser cobrada uma comissão prevista para este cenário.

As operações ao abrigo das linhas protocoladas com garantia mútua ou com garantia do FEI/BEI também podem ser contratadas na modalidade de taxa fixa, desde que sejam respeitadas as regras estabelecidas nos respetivos protocolos.


BPI. Banco para as Empresas.

 

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.