Saltar para o conteúdo
Content ID: PR_WCS01_UCM01173674

15 milhões de euros para aquisição de novos tratores.

Candidaturas até 31 de maio no portal do Portugal 2020 ou PDR 2020.

No âmbito da Operação de Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), foi anunciado um apoio de 15 milhões de euros para aquisição de novos tratores.

Esta medida, que será financiada pelo pacote Next Generation UE (instrumento temporário de recuperação destinado a ajudar a reparar os danos económicos e sociais imediatos provocados pela pandemia de coronavírus), pretende fomentar a renovação do parque de máquinas, como meio para reduzir a sinistralidade e promover a segurança associada à utilização de tratores, contribuir para a modernização do setor agrícola e melhorar a eficiência energética dos equipamentos.

O montante máximo de investimento por projeto será de 50 mil euros e existirá discriminação positiva para detentores do Estatuto de Agricultura Familiar e para atividades em zonas desfavorecidas e de montanha. Apenas são elegíveis os tratores adquiridos após a data de submissão da candidatura, mediante abate de tratores com mais de 10 anos que, à data de 31 de dezembro de 2020, se encontrem registados em nome do beneficiário e em utilização regular (apólice de seguro ativa).

As candidaturas decorrem até 31 de maio e são submetidas através de formulário eletrónico disponível no portal do Portugal 2020 ou do PDR2020, com posterior confirmação da autoridade de gestão.

No BPI, um Banco para a Agricultura, os Clientes BPI têm ainda disponível:

  • o Protocolo John Deere, que permite o financiamento, em condições muito vantajosas, de tratores desta marca;
  • a linha de crédito BPI PDR 2020, que permite o enquadramento de operações mesmo em momento anterior à aprovação da candidatura.

Informação adicional: