IFRRU 2020: BPI financia 117 projetos de reabilitação urbana que ajudaram a criar 2.100 postos de trabalho

18-05-2023

O IFRRU 2020 destina-se a apoiar, em condições favoráveis, operações de reabilitação integral de edifícios históricos e a reabilitação de zonas urbanas degradadas com vista à sua reconversão, cumprindo requisitos de eficiência energética.

O BPI foi um dos Bancos selecionados para colocar o IFRRU 2020, cujas dotações provêm do Portugal 2020, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB). Decorridos quatro anos após o lançamento, a linha BPI IFRRU 2020 já esgotou a sua dotação para novos financiamentos.

A 31 de dezembro de 2022 o BPI regista a melhor taxa de execução do programa (98%) e alcança uma quota de montante contratado de 39%, tendo contratualizado 370 milhões de euros em financiamento, que permitiram alavancar um investimento total de 484 milhões de euros.

No âmbito destas operações está prevista a criação de cerca de 2.100 postos de trabalho e uma melhoria do consumo de energia primária em cerca de 75% (superior ao mínimo exigido de 25%).

Entre os projetos financiados pela linha BPI/IFRRU 2020 estão o espaço cultural e turístico “World of Wine” (WOW), em Vila Nova de Gaia; a sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa; a residência de estudantes “Caravel Devotion”, na Covilhã; e a unidade hoteleira “S. Bento Residences - Family & Business Lofts”, no Porto.

O BPI disponibiliza, para o segmento de Imobiliário e Reabilitação Urbana, equipas comerciais em todo o território nacional, bem como equipas de acompanhamento especializado para a análise dos projetos e estruturação dos financiamentos.

Para conhecer as soluções BPI para estes segmentos, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI.

BPI. Banco para as Empresas.

1200x627_IFRRU