A sustentabilidade tem vindo a ganhar um papel central nas estratégias empresariais devido à crescente atenção da sociedade sobre os impactos ambientais e sociais das empresas, em particular por parte dos consumidores e do legislador.
Com efeito, nos últimos anos, várias iniciativas legislativas na União Europeia, como a Diretiva (UE) 2022/2464 relativa ao relato de sustentabilidade das empresas (CSRD - Corporate Sustainability Reporting Directive), têm vindo a exigir às empresas o reporte das suas práticas de sustentabilidade de maneira transparente e consistente, incluindo o reporte de informação sobre as práticas ao longo da sua cadeia de valor. Desta forma, os stakeholders das empresas, incluindo investidores, fornecedores e clientes terão mais informação para avaliar o seu desempenho ESG (ambiental, social e de governação), e refletir essa informação na sua relação com a empresa.
A SIBS e o Banco BPI pretendem ajudar as empresas neste desafio através do Portal SIBS ESG que conduz a um autodiagnóstico ESG.
O Portal ESG da SIBS é uma plataforma desenvolvida com o propósito de ajudar as empresas a monitorizar e reportar as suas práticas de sustentabilidade.
Este portal visa, em particular, simplificar a recolha de dados ESG das empresas por parte dos bancos, evitando a necessidade das empresas enviarem informação distinta a vários bancos e reduzindo, desse modo, o seu esforço na prestação de informação.
Os dados ESG recolhidos servirão não só para o BPI responder aos novos requisitos legislativos como também para o BPI apoiar os seus Clientes nos desafios que as questões ESG levantam, em particular na transição energética, sendo para tal essencial dispor de informação ESG de qualidade.
O Portal dá ainda acesso a ferramentas de apoio à estratégia ESG das empresas, permitindo-lhes a realização de um autodiagnóstico das suas práticas e consequente identificação das áreas de melhoria e planos de transição.
O BPI oferece soluções completas e personalizadas, adaptadas às necessidades de cada Cliente e contexto, nomeadamente uma oferta criada para apoiar a transição sustentável das empresas e o apoio de equipas especializadas. Tem parcerias com entidades ligadas ao Turismo, à Agricultura, à Sustentabilidade e à Inovação, promovendo prémios de apoio à economia nestas áreas e reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal. Promove diversas iniciativas para capacitação das empresas, como o Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa que tem atravessado o país, em parceria com o jornal Expresso, que visa a partilha de experiências entre empresas no âmbito da sustentabilidade e apoia as empresas no acesso aos apoios públicos disponíveis, através do acesso gratuito ao Portal BPI de Apoios Públicos.