Prémio Nacional de Agricultura
PR_UCMS02112805

O BPI e a Medialivre, com o Patrocínio do Ministério da Agricultura e Mar e o apoio da PwC, prosseguem a sua parceria e a missão de dar voz à Agricultura em Portugal, através do Prémio Nacional de Agricultura.
Mantém-se o compromisso de distinguir e promover os casos nacionais de sucesso e com impacto na agricultura, com categorias de sustentabilidade e inovação, em linha com os principais desafios que se colocam ao setor.
Todas as informações no site oficial do prémio, em www.premioagricultura.pt.
As categorias a concurso são:
Sustentabilidade
- Visa distinguir projetos que valorizem o património ambiental, os trabalhadores e a sociedade envolvente, promovendo a economia local e nacional, minimizando os impactos no meio ambiente.
Serão assim reconhecidos os benefícios das práticas agrícolas sustentáveis, a promoção de uma maior eficiência produtiva, a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade económica das explorações agrícolas, sendo avaliados os eixos: ambiental, social e governação.
Inovação
Pretende distinguir projetos e/ou negócios disruptivos, que promovam o aumento da competitividade e eficiência, com adoção de novas tecnologias, recursos e conceitos, premiando três vertentes:
- Produto;
- Processo;
- Novos projetos.
Adicionalmente, e apenas por nomeação, serão consideradas as seguintes categorias:
- "Personalidade" - Distinguir um Empresário ou Personalidade pelo seu percurso, espírito de iniciativa, capacidade empreendedora e relevante contributo para o desenvolvimento do setor.
- “Institucional” - reconhecer o mérito, a excelência ou o contributo na procura das melhores soluções para o setor.
O processo de candidaturas decorre entre 11 de setembro até 31 de outubro de 2025 no site oficial do prémio, em www.premioagricultura.pt, onde podem ser consultadas todas as informações:
O evento de lançamento decorre no dia 11 de setembro, pelas 15h30, na feira Agroglobal, na tenda entre Vinhais e Olivais: