Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) | Métricas de Execução

22-03-2023

Foram divulgados os dados atualizados acerca do estado de execução do Programa de Recuperação e Resiliência (data de referência de 8 de fevereiro).

A taxa de aprovação encontra-se em níveis elevados (70%), tendo sido aprovados investimentos que ascendem a 11.658 milhões de euros. ​​No entanto, verifica-se que a taxa de execução do PRR se encontra ainda em valores reduzidos, tendo sido apenas pago cerca de 8,9% do valor total aos beneficiários finais, correspondendo a 1.474 milhões de euros.  

2023.03.28_ExecuçãoPRR

Fonte: Recuperar Portugal.

A baixa taxa de execução, correspondente às categorias “Pago a Beneficiários Diretos” e “Pago a Beneficiários Finais” (gráfico abaixo), contrasta com os montantes já disponibilizados por Bruxelas, os quais ascendem a 5.142 milhões de euros, cerca de 31% do valor total do Plano.

 Portugal é o sexto país da UE que já recebeu mais verbas para implementar o PRR e o quarto no que respeita à taxa de execução.

 

2023.03.28_FluxosFinanceirosPRR

Fonte: Recuperar Portugal.

De salientar o elevado número de candidaturas efetuadas, num total de 149.369, das quais 94.997 (~64%) já se encontram aprovadas.

Relativamente aos apoios cujo beneficiário direto ou final são empresas, com uma dotação total de 4.031 milhões de euros, 2.841 encontram-se aprovados, tendo sido pagos apenas 169 milhões de euros.

Para mais informações, sugere-se a consulta do Portal Recuperar Portugal.

Neste contexto, o BPI disponibiliza uma oferta completa, competitiva e adequada a todas as fases do negócio dos seus Clientes, preparada para responder às múltiplas necessidades das empresas, nomeadamente no que respeita ao financiamento e ao apoio ao investimento. Em concreto, o Banco apoia este tipo de investimentos através da linha BPI/PRR.

Para mais informações sobre as melhores soluções de financiamento do BPI, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas.

BPI. Banco para as Empresas.