PRR: mais 5.6 mil M€ para Portugal

Reprogramação aprovada pela Comissão Europeia disponibiliza mais 5,6 mil milhões de euros para investir na recuperação económica e social do país.
17-10-2023

A Comissão Europeia aprovou a proposta de Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentada pelo Governo Português em maio de 2023, a qual contempla um aumento de 5,6 mil milhões de euros.

Com esta aprovação, a dotação do PRR passa dos atuais 16,6 para 22,2 mil milhões de euros, dos quais cerca de 2,4 mil milhões correspondem a subvenções e 3,2 a empréstimos.

A revisão do PRR português assenta:

  • no acréscimo do montante de empréstimos solicitado pelo país em 3,2 mil milhões de euros, para 5,9 mil milhões de euros, para enquadrar o incremento de custos provocado pela conjuntura económica (aumento da inflação e acesso a matérias primas);
  • no aumento em 1,6 mil milhões de euros da componente de subsídios;
  • na integração do pacote REPowerEU de 704 milhões de euros, centrado na redução da dependência dos combustíveis fósseis;
  • na integração total de 81 milhões de euros ao abrigo da chamada Reserva de Ajustamento ao "Brexit".

Do aumento agora aprovado, 2,5 mil milhões de euros destinam-se essencialmente a reforçar os apoios às empresas, 1,9 mil milhões de euros nas agendas mobilizadoras e verdes aprovadas (passando de 930 milhões para 2.800 milhões de euros), e 575 milhões de euros a afetar a novas oportunidades para promover a transição climática e digital.

Até à data, Portugal recebeu 5,1 mil milhões de euros do PRR, incluindo um adiantamento de 2,2 mil milhões de euros, correspondente a 13% da dotação inicial, e dois desembolsos: um de 1,2 mil milhões em maio de 2022 e outro de 1,8 mil milhões de euros em fevereiro de 2023.

A reprogramação, validada em 17 de outubro pelo ECOFIN, permitirá a Portugal solicitar novo pedido de pagamento.

Em termos de execução do PRR no início de outubro, o estado de aprovações está bastante elevado, nos 86%. Contudo, apesar deste desempenho positivo, o valor pago aos beneficiários encontra-se ainda num nível bastante baixo (apenas 16% da​ dotação).

Relativamente aos apoios cujo beneficiário direto ou final são empresas, foram lançados 4,2 mil milhões de euros, 4,6 mil milhões de euros encontram-se aprovados (inclui projetos aprovados ao abrigo do novo plafond para as Agendas Mobilizadoras), tendo sido pagos 767 milhões de euros (apenas 16% do valor aprovado).

No Portal BPI Apoios Públicos​ podem ser consultados os avisos lançados para as empresas ao abrigo dos fundos europeus (PRR, Portugal 2030, Horizonte Europa), sendo, também possível ser notificado do lançamento de novos apoios subscrevendo a funcionalidade “subscrever alertas”.​

 

BPI. Banco para as Empresas.

 

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.