A 31 de Janeiro de 2016 termina o período de derrogação de algumas das medidas fixadas no regulamento SEPA nº 260/2012, sendo de destacar, pelo impacto que terá junto das empresas utilizadoras, a obrigatoriedade de utilização do formato ISO 20022 XML para os pagamentos (transferências e cobranças) iniciados por lote (ver comunicado do Banco de Portugal).
Com o objectivo de auxiliar as empresas no cumprimento desta medida, o BPI disponibiliza, através do BPI Net Empresas, as seguintes funcionalidades que permitem a construção dos ficheiros nos novos formatos (ISO 20022 XML):
- Gestor de Ficheiros (para Download), disponível para os utilizadores do BPI Net Empresas;
- Envio Ficheiro Online, através da qual é possível a criação dos ficheiros em formulários dentro do próprio BPI Net Empresas.
O BPI tem ainda disponível a solução SEPA4Corp, que permite construir ficheiros nos novos formatos ou efectuar a conversão para o novo layout SEPA.
Nos termos da regulamentação aplicável, a partir de Fevereiro de 2016, o BPI só poderá manter o serviço de conversão para o formato ISO 20022 XML, caso os ficheiros sejam remetidos através do BPI Net Empresas.
Para mais informações sobre a forma mais eficiente de efectuar transferências por lote ou cobranças dirija-se a qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou contacte-nos.
Notas:
A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.
Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.