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Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

Novo pacote de medidas para apoiar as famílias e as empresas portuguesas, no quadro da crise gerada pela pandemia COVID-19.

Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

BPI alarga Moratória a todos os créditos e a todos os Clientes em situação regular

  • Clientes com crédito à habitação, em situação de crédito regular, que não se encontrem abrangidos pela moratória pública (DL n.º 10-J/2020) podem solicitar carência de capital até 30 de setembro de 2020, sujeita a aprovação do Banco
  • O BPI alarga a moratória também ao crédito pessoal e financiamento automóvel, com carência de capital, a pedido dos Clientes que estejam em situação de crédito regular, sujeita a aprovação do Banco
  • Garantia de manutenção até 30 de setembro de todas as linhas de crédito de curto prazo já contratadas
  • Aumento das linhas de crédito pré-aprovadas disponíveis para empresas, empresários em nome individual e particulares
  • Facilidades na utilização dos canais remotos para empresas e particulares

 

Execução das medidas públicas

O BPI vai pôr em execução, a partir de 2ªf, 30 de março de 2020, a moratória de crédito de capital e juros, até 30 de setembro.

Medidas adicionais do BPI

O BPI está disponível para analisar e oferecer soluções para os Clientes em situação regular de crédito, que não se encontrem abrangidos pela moratória pública (DL n.º 10-J/2020).
 

1. Moratória adicional de crédito à habitação

O BPI disponibiliza, sujeita a análise do Banco, uma moratória adicional de crédito à habitação, com carência de capital até 30 de setembro de 2020, a pedido do Cliente, e sem qualquer alteração de condições, totalmente isenta de comissões e disponível de forma rápida e simples, em suporte digital, através do BPI Net. O processo de adesão ao BPI Net foi muito simplificado.

2. Moratória para crédito pessoal e financiamento automóvel

O BPI disponibiliza, sujeita a análise do Banco, uma moratória para o crédito pessoal e o financiamento automóvel, com carência de capital até 30 de setembro de 2020, a pedido dos Clientes que estejam em situação de crédito regular.

 

3. Linhas de crédito a particulares

Para permitir uma resposta rápida às necessidades dos Clientes, o BPI aumentou os montantes disponíveis de crédito pessoal pré-aprovado.

 

4. Facilidade nas transações básicas a partir de casa

O BPI oferece seis meses gratuitos nas novas adesões ao Pacote de Serviços básicos (Conta Valor, Conta Premier, Conta Commerce) que incluem todos os serviços necessários para fazer transações a partir de casa (Conta, Transações digitais e Cartões).

 

5. Clientes que vejam afetados os seus salários pela crise da COVID-19

Aos Clientes que vejam os seus salários afetados pela crise da COVID-19, o BPI vai manter sem qualquer agravamento as condições dos seus pacotes básicos de serviços (Conta Valor) e do seu crédito habitação. No caso do crédito habitação, isto significa que caso deixe de cumprir a Domiciliação Automática de Ordenado (DAO) o BPI manterá a aplicação da taxa de juro bonificada.

 

6. BPI antecipa pagamento de pensões aos seus Clientes sem qualquer custo

Clientes com a sua pensão domiciliada numa conta BPI vão poder dispor do seu dinheiro a partir do dia 6 de abril, sem necessidade de esperar pelo dia 9, data habitual de pagamento. O BPI não vai cobrar qualquer juro (taxa 0%) e suportará todos os custos da antecipação.

7. Alargamento dos serviços para os particulares nos canais digitais
e estímulo à utilização das zonas automáticas

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão dos particulares ao homebanking e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.

 

8. Linha Allianz Saúde: Disponível 24h para todos os Clientes BPI

Em parceria com a Allianz, colocamos à disposição de todos os nossos Clientes uma equipa médica à distância de um telefonema, disponível 24 horas, 7 dias por semana.

A equipa médica disponibilizada pela Allianz está totalmente disponível para esclarecer todas as suas dúvidas de saúde, realizar uma consulta médica através do telefone e ainda aconselhar sobre medidas preventivas, despiste de sintomas ou esclarecimento de dúvidas relativas à situação atual provocada pelo virus Covid-19.

 

Execução das medidas públicas

O BPI pôs em execução desde o dia 30 de março de 2020, a Moratória de crédito de capital e juros, até 30 de setembro.

1. Moratória de crédito, de capital e juros, pelo prazo de 6 meses, até 30 de setembro de 2020.

 

2. Linha Capitalizar 2018 COVID-19, com uma dotação global de 400 milhões de euros, destinada a financiar a tesouraria das empresas.

 


3. Linha de Apoio à Economia COVID-19
, com uma dotação global de 3.000 milhões de euros, especialmente dirigida aos setores da Restauração, Turismo, Agências Viagens e Animação Turística e Indústria.

 

Medidas adicionais do BPI

Complementarmente a estas medidas, o BPI disponibiliza aos seus Clientes um pacote de soluções, nomeadamente:

4. Linhas de curto prazo

  • O BPI aumentará substancialmente as linhas pré-aprovadas para pequenas e médias empresas, empresários em nome individual e particulares, para apoiar a tesouraria e a liquidez
  • O BPI manterá, pelo prazo de seis meses, até 30 de setembro de 2020, todas as linhas de curto prazo já contratadas
  • Operacionalização da Linha Capitalizar 2018-COVID-19
    Com uma dotação global de 400 milhões de euros e o apoio do estado Português e das SGM, encontra-se já a ser dinamizada proactivamente pelo BPI junto dos Clientes mais afetados pelos efeitos económicos resultantes da pandemia.

5. Isenção de comissões e mensalidades em TPA

O BPI eliminou a comissão mínima nas transações efetuadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para a facilitar a aceitação de pagamentos de baixo valor.

Decidiu igualmente suspender a cobrança da mensalidade dos TPA para empresas que encerrem a sua atividade por dificuldades temporárias.

Esta isenção é elegível para empresas que mantenham o encerramento da sua atividade e pelo período em que se mantenham encerradas, ou até junho de 2020.

 

6. BPI Net Empresas

Alargamento dos serviços e isenção de comissões. Possibilidade de contacto e troca de documentos com o Gestor dedicado através do BPI Net Empresas.

Possibilidade de adesão em suporte digital.

 

7. Serviços automáticos

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de Empresas – BPI Net Empresas – e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões e nos Centros de Empresas e Institucionais. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.

 

8. Cartão BPI Depósitos gratuito

O BPI disponibiliza o Cartão BPI Depósitos, que permite às empresas efetuarem depósitos nas zonas automáticas, com total flexibilidade, a qualquer hora do dia, protegendo os Clientes e os Colaboradores que realizam essas tarefas. Trata-se de um cartão gratuito, sem anuidade, e nesta fase foi simplificado o processo de adesão, mais rápido e passível de ser formalizado em suporte digital.

 

Com o objetivo de contribuir para os esforços de contenção do coronavírus atuando preventivamente, toda a rede comercial do BPI (Balcões, Centros Premier, Centros de Empresa e Balcão Móvel) está a funcionar "à porta fechada".

Alguns balcões encontram-se temporariamente encerrados. Confirme a informação do espaço antes de se deslocar ao mesmo. Nestes casos, os contactos à distância continuam assegurados.

Utilize as máquinas de Self-Service instaladas nos Balcões BPI ou as ATM.

 


Solução "Contacto com o Gestor"

No BPI Net e BPI App tem disponível a funcionalidade de Contacto com o Gestor, através da qual pode enviar mensagens e documentos ao Gestor e autorizar operações, sem necessidade de se deslocar ao Balcão:

trocar_mensagens
partilhar_documentos
autorizar_operacoes_bancarias
 

No caso de ainda não ter acesso ao BPI Net/BPI App faça o seu pedido de adesão através do formulário disponível no site Banco BPI.

 

 

Privilegie o uso de canais digitais para realizar as operações bancárias do dia a dia com todo o conforto e segurança, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para as famílias

Com o BPI Net e BPI App é possível consultar e gerir as suas contas, cartões, poupanças e investimentos, utilizando a mais avançada tecnologia de proteção de dados, complementada com Chaves de Acesso, Cartão Pessoal de Coordenadas e Autorização por SMS.

Consultas

  • Saldos e movimentos de contas e cartões de crédito do BPI, e saldos e movimentos de contas de outros bancos
  • Posição integrada (património e crédito)
  • Agenda, alertas e notificações com os próximos movimentos da sua conta

Operações

  • Transferências e Pagamentos
  • Para beneficiários pré-definidos
  • Para contas BPI, contas de outros bancos nacionais ou estrangeiros, e para números de telemóvel
  • Transferências imediatas
  • Pagamentos de Serviços, Estado e Telemóveis
  • Transferências, pagamentos e levantamentos MB Way (sem necessidade de utilizar o cartão)
  • Criação e gestão de cartões MB Net para utilização em compras online

As Minhas Finanças

  • Organização e categorização automática dos movimentos da contas e cartões
  • Resumo mensal e anual de receitas e despesas
  • Definição de limites para as despesas e objetivos

E ainda

  • Atualização de dados pessoais
  • Consulta e configuração de Alertas e Notificações
  • Personalização de contas (nome e de fotografia)


Tem ao seu dispor a funcionalidade de Contacto com o Gestor, através da qual pode enviar mensagens e documentos ao Gestor e autorizar operações, sem necessidade de se deslocar ao Balcão.

 


Para as empresas

O BPI Net Empresas é o serviço de Corporate Internet Banking do BPI, desenhado especificamente para empresas, que permite efetuar uma gestão integrada das contas e realizar um conjunto alargado de operações bancárias de forma rápida, cómoda e sempre com a máxima segurança.

  • Consulta de posição integrada, saldos e movimentos de contas de depósitos à ordem e contas correntes
  • Consulta de saldos e movimentos de cartões de crédito da empresa e ativação de cartões business e corporate
  • Download de extratos de movimentos de forma personalizada
  • Transferências entre contas da empresa, contas BPI e interbancárias
  • Pagamento de ordenados através do envio de ficheiros
  • Transferências e cobranças por ficheiro
  • Requisição de cheques
  • Consulta e processamento de operações de estrangeiro
  • Pagamento de serviços, pagamentos ao Estado e da Taxa Social Única
  • Consulta de informação financeira
  • Proposta de cobrança e desconto de efeitos
  • Gestor de ficheiros - uma aplicação off-line para gerir e construir ficheiros de operações bancária