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Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

Novo pacote de medidas para apoiar as famílias e as empresas portuguesas, no quadro da crise gerada pela pandemia COVID-19.

Medidas de Apoio para Empresas e Famílias

  • Garantia de manutenção até 30 de setembro de todas as linhas de crédito de curto prazo já contratadas
  • Aumento das linhas de crédito pré-aprovadas disponíveis para empresas, empresários em nome individual e particulares
  • Facilidades na utilização dos canais remotos para empresas e particulares

 

Execução das medidas públicas

O BPI vai pôr em execução, a partir de 2ªf, 30 de março de 2020, a moratória de crédito de capital e juros, até 30 de setembro.

Medidas adicionais do BPI

O BPI está disponível para analisar e oferecer soluções para os Clientes em situação regular de crédito, que não se encontrem abrangidos pela moratória pública (DL n.º 10-J/2020).
 

1. Moratória APB Covid-19

Moratória APB Covid-19 abrangida por um Protocolo celebrado pelo Banco BPI com a Associação Portuguesa de Bancos, destinada a apoiar as famílias nesta fase complexa em que nos encontramos e que abrange, de forma complementar à Moratória Legal, os produtos de Crédito Habitação, Crédito Pessoal e Financiamento Automóvel.

2. Linhas de crédito a particulares

Para permitir uma resposta rápida às necessidades dos Clientes, o BPI aumentou os montantes disponíveis de crédito pessoal pré-aprovado.

 

3. Facilidade nas transações básicas a partir de casa

O BPI oferece seis meses gratuitos nas novas adesões ao Pacote de Serviços básicos (Conta Valor, Conta Premier, Conta Commerce) que incluem todos os serviços necessários para fazer transações a partir de casa (Conta, Transações digitais e Cartões).

 

4. Clientes que vejam afetados os seus salários pela crise da COVID-19

Aos Clientes que vejam os seus salários afetados pela crise da COVID-19, o BPI vai manter sem qualquer agravamento as condições dos seus pacotes básicos de serviços (Conta Valor) e do seu crédito habitação. No caso do crédito habitação, isto significa que caso deixe de cumprir a Domiciliação Automática de Ordenado (DAO) o BPI manterá a aplicação da taxa de juro bonificada.

 

5. BPI antecipa pagamento de pensões aos seus Clientes sem qualquer custo

Clientes com a sua pensão domiciliada numa conta BPI vão poder dispor do seu dinheiro a partir do dia 6 de abril, sem necessidade de esperar pelo dia 9, data habitual de pagamento. O BPI não vai cobrar qualquer juro (taxa 0%) e suportará todos os custos da antecipação.

6. Alargamento dos serviços para os particulares nos canais digitais
e estímulo à utilização das zonas automáticas

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão dos particulares ao homebanking e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.

 

 

Execução das medidas públicas

O BPI pôs em execução desde o dia 30 de março de 2020, a Moratória de crédito de capital e juros, até 30 de setembro.

1. Moratória de crédito, de capital e juros, pelo prazo de 6 meses, até 30 de setembro de 2020.

 

2. Linha de Apoio à Economia COVID-19, com uma dotação global de 6.200 milhões de euros, especialmente dirigida aos setores da Restauração, Turismo, Agências Viagens e Animação Turística e Indústria.

 

3. Linha de Crédito Investe Ram COVID-19, com uma dotação de 100 milhões de euros para apoiar a tesouraria das empresas da Região Autónoma da Madeira.

 

4. Linha Específica Covid-19 – Apoio às Empresas dos Açores, com uma dotação de 150 milhões de euros para apoiar as empresas da Região Autónoma dos Açores.

 

5. Linha de Crédito de Apoio ao Setor da Pesca – 2020, com uma dotação global de até 20 milhões de euros para apoiar as entidades do setor no atual contexto de Covid-19.

 

Medidas adicionais do BPI

Complementarmente a estas medidas, o BPI disponibiliza aos seus Clientes um pacote de soluções, nomeadamente:

6. Linhas de curto prazo

  • O BPI aumentará substancialmente as linhas pré-aprovadas para pequenas e médias empresas, empresários em nome individual e particulares, para apoiar a tesouraria e a liquidez
  • O BPI manterá, pelo prazo de seis meses, até 30 de setembro de 2020, todas as linhas de curto prazo já contratadas
 

7. Isenção de comissões e mensalidades em TPA

O BPI eliminou a comissão mínima nas transações efetuadas nos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para a facilitar a aceitação de pagamentos de baixo valor.

Decidiu igualmente suspender a cobrança da mensalidade dos TPA para empresas que encerrem a sua atividade por dificuldades temporárias.

Esta isenção é elegível para empresas que mantenham o encerramento da sua atividade e pelo período em que se mantenham encerradas, ou até junho de 2020.

 

8. BPI Net Empresas

Alargamento dos serviços e isenção de comissões. Possibilidade de contacto e troca de documentos com o Gestor dedicado através do BPI Net Empresas.

Possibilidade de adesão em suporte digital.

 

9. Serviços automáticos

O BPI está a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de Empresas – BPI Net Empresas – e alargar os serviços disponíveis nesse canal.

O Banco está também a promover a utilização de zonas automáticas para as operações realizadas nos Balcões e nos Centros de Empresas e Institucionais. O BPI dispõe de mais de 150 máquinas self-service em todo o país, que permitem aos Clientes realizar, de modo automático, um leque muito vasto de operações correntes, incluindo depósitos em cheque ou numerário, consultas, requisição de cheques e troco de notas por moedas.

 

10. Cartão BPI Depósitos gratuito

O BPI disponibiliza o Cartão BPI Depósitos, que permite às empresas efetuarem depósitos nas zonas automáticas, com total flexibilidade, a qualquer hora do dia, protegendo os Clientes e os Colaboradores que realizam essas tarefas. Trata-se de um cartão gratuito, sem anuidade, e nesta fase foi simplificado o processo de adesão, mais rápido e passível de ser formalizado em suporte digital.

 

A Fundação "la Caixa" e o BPI têm levado a cabo um conjunto de iniciativas e de apoios à sociedade dos quais destacamos.
 

Doação de tablets para facilitar comunicação de doentes e famílias

A Fundação "la Caixa" e o BPI, em articulação com o Ministério da Saúde, vão oferecer 108 tablets às equipas hospitalares de cuidados paliativos de todo o País, incluindo as Regiões Autónomas, para facilitar a comunicação entre doentes com COVID-19 ou com outras doenças em fase avançada e as suas famílias.

 

Apoio ao CEiiA para desenvolvimento do ventilador português

A Fundação "la Caixa" e o BPI apoiam o projeto de produção de um ventilador pulmonar português desenvolvido no CEiiA-Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, com o envolvimento da comunidade médica e científica, em resposta à emergência causada pela Covid-19. Aquisição de 25 ventiladores no valor de 250 mil euros para entrega a hospitais portugueses.

 

#PortugalEntraEmCena

A Fundação "la Caixa" e o BPI juntam-se a artistas, entidades públicas e privadas, fundações e marcas, num movimento inédito em torno da cultura. O Movimento Portugal #EntraEmCena é uma colaboração inédita entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas num esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes nesta altura crítica para o setor.

 

Concurso Express do Programa Caixa Impulse

A Fundação "la Caixa" destina 1,5 milhões de euros a projetos de inovação ligados à Covid-19. Esta iniciativa tem como objetivo impulsionar projetos inovadores que encontrem soluções para fazer face à COVID-19, através da prevenção, tratamento, monitorização ou ferramentas eficazes de diagnóstico.

Prémios BPI "la Caixa" apoiam os grupos mais vulneráveis da Sociedade

Alargamento dos prazos de candidatura aos Prémios Capacitar, Seniores e Rural para apoiar novas iniciativas de acompanhamento às pessoas mais afetadas pela crise provocada pela pandemia do coronavírus. Em conjunto, estes três prémios contam com uma dotação global de 2,25 milhões de euros.

 
 

 

Privilegie o uso de canais digitais para realizar as operações bancárias do dia a dia com todo o conforto e segurança, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para as famílias

Com o BPI Net e BPI App é possível consultar e gerir as suas contas, cartões, poupanças e investimentos, utilizando a mais avançada tecnologia de proteção de dados, complementada com Chaves de Acesso, Cartão Pessoal de Coordenadas e Autorização por SMS.

Consultas

  • Saldos e movimentos de contas e cartões de crédito do BPI, e saldos e movimentos de contas de outros bancos
  • Posição integrada (património e crédito)
  • Agenda, alertas e notificações com os próximos movimentos da sua conta

Operações

  • Transferências e Pagamentos
  • Para beneficiários pré-definidos
  • Para contas BPI, contas de outros bancos nacionais ou estrangeiros, e para números de telemóvel
  • Transferências imediatas
  • Pagamentos de Serviços, Estado e Telemóveis
  • Transferências, pagamentos e levantamentos MB Way (sem necessidade de utilizar o cartão)
  • Criação e gestão de cartões MB Net para utilização em compras online

As Minhas Finanças

  • Organização e categorização automática dos movimentos da contas e cartões
  • Resumo mensal e anual de receitas e despesas
  • Definição de limites para as despesas e objetivos

Dados Pessoais

  • Atualização de dados pessoais
  • Consulta e configuração de Alertas e Notificações
  • Personalização de contas (nome e de fotografia)

E ainda a Solução "Contacto com o Gestor"

A funcionalidade de Contacto com o Gestor, através da qual pode enviar mensagens e documentos ao Gestor e autorizar operações, sem necessidade de se deslocar ao Balcão:

trocar_mensagens
partilhar_documentos
autorizar_operacoes_bancarias
 

No caso de ainda não ter acesso ao BPI Net/BPI App faça o seu pedido de adesão através do formulário disponível no site Banco BPI.

 

Relembramos que de forma a contribuir para os esforços de contenção do coronavírus atuando preventivamente toda a rede comercial do BPI (Balcões, Centros Premier, Centros de Empresa e Balcão Móvel) está a funcionar "à porta fechada".

Alguns balcões encontram-se temporariamente encerrados. Se precisar de se descolocar a um espaço comercial por favor confirme aqui a informação.

Utilize as máquinas de Self-Service instaladas nos Balcões BPI ou as ATM.

 


Para as empresas

O BPI Net Empresas é o serviço de Corporate Internet Banking do BPI, desenhado especificamente para empresas, que permite efetuar uma gestão integrada das contas e realizar um conjunto alargado de operações bancárias de forma rápida, cómoda e sempre com a máxima segurança.

  • Consulta de posição integrada, saldos e movimentos de contas de depósitos à ordem e contas correntes
  • Consulta de saldos e movimentos de cartões de crédito da empresa e ativação de cartões business e corporate
  • Download de extratos de movimentos de forma personalizada
  • Transferências entre contas da empresa, contas BPI e interbancárias
  • Pagamento de ordenados através do envio de ficheiros
  • Transferências e cobranças por ficheiro
  • Requisição de cheques
  • Consulta e processamento de operações de estrangeiro
  • Pagamento de serviços, pagamentos ao Estado e da Taxa Social Única
  • Consulta de informação financeira
  • Proposta de cobrança e desconto de efeitos
  • Gestor de ficheiros - uma aplicação off-line para gerir e construir ficheiros de operações bancária