No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no dia 15 de fevereiro foram assinados os contratos da 1ª fase do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis.
A dotação indicativa para esta fase, no valor de 62 milhões de euros, foi reforçada para 102 milhões de euros, tendo em conta que as candidaturas em condições de financiamento perfaziam o montante de 142 milhões de euros.
Na totalidade foram assinados 25 projetos de investimento, o que corresponde a 102 milhões de euros de verbas provenientes do PRR, agora aprovadas. De referir que o investimento total nestas iniciativas, considerando também a parte não financiada pelo PRR, será de 237 milhões de euros.
Sugere-se a consulta do documento, para obter detalhe por entidade beneficiária (fonte: Portal Mais Transparência).
Os projetos enquadram-se na componente C14 – “Hidrogénio e Renováveis” do PRR, a qual integra a dimensão de transição climática. Neste caso concreto, o impacto climático será significativo, dado que estes investimentos se traduzirão numa redução de 167 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono para atmosfera.
À margem da assinatura destes contratos, foi adiantado por membros do Governo que será lançado um segundo programa para gases renováveis, com uma dotação de 83 milhões de euros, o qual terá como foco a produção de biometano.
Neste contexto, o BPI disponibiliza uma oferta completa, competitiva e adequada a todas as fases do negócio dos seus Clientes, preparada para responder às múltiplas necessidades das empresas, nomeadamente no que respeita ao financiamento e ao apoio ao investimento. Em concreto, o Banco apoia este tipo de investimentos através da linha BPI/PRR.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.
BPI. Banco para as Empresas.