BPI marca presença em mesa redonda digital organizada pela COTEC Portugal

Partilhe    
Debate sob o tema "Retomar o Investimento – O Papel do Setor Bancário"
18-05-2020

A COTEC Portugal organizou uma Mesa Redonda Digital, que se realizou no passado dia 23 de abril, no âmbito da recuperação do investimento empresarial pós crise Covid-19.

A mesa redonda foi moderada por Tiago Freire, Diretor da Revista Exame, e por Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, e contou com a presença dos associados da COTEC do setor da Banca:

  • Pedro Barreto, Banco BPI;
  • Miguel Belo de Carvalho, Banco Santander Totta;
  • Vítor Pereira, Bankinter Portugal;
  • Francisco Cary, Caixa Geral de Depósitos;
  • João Nuno Palma, Millennium bcp;
  • Rui Guerra, Novo Banco.

Todos os Bancos foram unânimes em referir que a principal preocupação do momento é apoiar as empresas, através das linhas de crédito disponíveis (as do Governo e as de cada Banco) e que embora todo este processo tenha sido muito exigente, a Banca tem respondido de forma expedita.

As instituições referiram ainda que o tecido empresarial português é muito resiliente.

Pedro Barreto, Administrador da Banca de Empresas e Institucionais do Banco BPI, reforçou ter "uma grande confiança nas empresas portuguesas", acrescentando que "houve um salto qualitativo em vários aspetos nos últimos anos que é fundamental nós elogiarmos…".

"Nós somos melhores do que a maior parte dos países com quem temos competido”.

O futuro “próximo” já está em curso e é assente na digitalização, no e-commerce, no mobile, nas novas formas que as empresas estão e vão adotar. Para os Bancos, vai ser um desafio ver a inovação digital de forma transversal nas cadeias de valor de cada um dos setores e analisar o risco com novos modelos de rating para incluir a “inovação”.