As remessas documentárias são um instrumento de apoio ao comércio internacional, através do qual o Banco do exportador envia para o Banco do importador um conjunto de documentos (financeiros e/ou comerciais) que permitem aceder aos bens transaccionados nas condições pré-estabelecidas entre exportador e importador.
Ao contrário do que sucede com um Crédito Documentário, a cobrança através de uma remessa documentária não constitui qualquer compromisso de pagamento, garantindo apenas que para aceder aos bens transaccionados, o importador deve cumprir com as instruções de cobrança definidas pelo exportador. Isto é, os documentos de acesso à mercadoria serão entregues à vista (contra pagamento) ou a prazo (se o importador aceitar um título de dívida).
As remessas documentárias não permitem cobrir riscos comerciais e políticos/país associados à transacção comercial. Assim, o BPI e a COSEC apresentam soluções complementares que permitem a cobertura destes riscos:
Para apoiar na escolha da melhor solução, o exportador encontra em qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI equipas especializadas na prestação de serviços financeiros e acompanhamento de negócio internacional.
Na oferta BPI existem também outras soluções para apoiar exportações com segurança.
Exporte connosco e em segurança para todo o mundo.
BANCO BPI, S.A., com sede na Avenida da Boavista, 1117, 4100-129 Porto; Capital Social: € 1 293 063 324,98; matriculada na CRC Porto sob o número de matrícula PTIRNMJ 501 214 534, como o número de identificação fiscal 501 214 534. Intermediário financeiro registado na CMVM com o n° 300 e no Banco de Portugal sob o código n° 10. Agente de Seguros n.º 419527591, registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões em 21/01/2019, e autorizado a exercer atividade nos Ramos de Seguro Vida e Não Vida.