BPI reforça apoio às empresas exportadoras

Partilhe    
Patrocínio ao 20º Congresso Mundial do Calçado e renovação de protocolo com APICCAPS.
22-05-2018

O 20º Congresso da União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado (UITIC), considerado "o mais prestigiado" a nível mundial realizou-se, no Porto, de 16 a 18 de maio, onde participaram cerca de 500 profissionais do setor de 30 países e que contou com a presença de oradores de primeiro plano de mais de 15 países.

Promovido pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), o congresso teve como tema central “From Fashion to Factory: A New Technological Age”, sugerido por Portugal, numa altura em que a APICCAPS prepara a apresentação do seu Projecto FOOTure 4.0 e se propõe a ser a grande referência internacional na utilização de novas tecnologias, que pressupõe um investimento na ordem dos 50 milhões de euros.

O congresso reuniu especialistas de todo o mundo que desempenham papéis importantes no mercado mundial de calçado, como universidades, entidades do sistema científico e tecnológico, marcas, retalhistas, fabricantes de componentes e empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologias de ponta.

O BPI patrocinou este evento mundial e renovou o protocolo de colaboração com a APICCAPS, parceria que vigorará até 11 de março de 2019.

O apoio às PME, em particular as exportadoras, tem sido uma prioridade estratégica do BPI. Sendo a indústria do Calçado e componentes um setor altamente exportador, surge a parceria entre o BPI e a APICAPPS. A renovação do protocolo entre as duas entidades visa a cooperação em domínios de interesse comum, que fundamentalmente incidem no apoio à internacionalização: alavancar o apoio aos associados da APICCAPS, dos quais 86% são exportadores e 59% exportam mais de 500 mil euros.

BPI_APICCAPS_Assinatura

Legenda: assinatura do protocolo por Miguel Ribeiro (Diretor Coordenador da Banca de Empresas e Institucionais região norte) e João Maia (Diretor Geral da APICCAPS).
Fotografia: José Gageiro