Marrocos define novo processo de desalfandegamento que permitirá melhorar o transit time.

Partilhe    
13-07-2022

A Administração das Alfândegas e Impostos Indiretos (ADII), a Agência Nacional dos Portos (ANP) e a Portnet SA anunciaram a implementação de um novo procedimento relativo à utilização do “Bon à Délivrer” (BAD), um boletim de entrega eletrónico para levantamento das mercadorias desalfandegadas. Este novo procedimento pretende ser uma medida que contribuirá para a melhoria do transit time nos portos marroquinos.

A solução é suportada na plataforma de janela única de comércio exterior “PortNet” (https://www.portnet.ma/fr/bon-delivrer) na qual agentes marítimos, agentes marítimos consignatários ou transitários e gestores de terminais realizam as trocas seguras do BAD eletrónico, permitindo assegurar a sua autenticação e rastreabilidade e, ainda, integrar regras e controlos capazes de simplificar as formalidades de levantamento das mercadorias.

O agente marítimo, depois de atribuir o BAD ao importador, deve transmitir a informação ao operador portuário para que este entregue a mercadoria, após cumpridas todas as formalidades.

Com o objetivo de agilizar os procedimentos alfandegários, a medida entrou em vigor, de forma gradual, desde 1 de junho de 2022 e tornar-se-á obrigatória a partir do próximo dia 1 de setembro de 2022.

O Banco BPI conta com uma equipa de especialistas de Trade Finance que está disponível para encontrar as melhores soluções que permitam responder aos riscos associados ao comércio internacional com Marrocos.

BPI. Um Banco para o Mundo.

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.